Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Turismo

Novo mapa turístico de Mato Grosso é dividido em 14 regiões e contará com 77 municípios

Foto: Reprodução

Novo mapa turístico de Mato Grosso é dividido em 14 regiões e contará com 77 municípios
O mapa turístico de Mato Grosso agora tem uma nova configuração. A partir de agora Mato Grosso passa a contar com 77 municípios turísticos divididos em 14 regiões. Os dados levantados junto as prefeituras e definidos em oficina realizada na semana passada serão encaminhados ao Ministério do Turismo e passarão a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Leia mais:
Ao lado de nomes como Van Gogh, Renoir e Portinari, Adir Sodré integra mostra sobre infância no MASP

O novo mapa turístico do Estado ficou dividido nas seguintes regiões turísticas: Cristalino, Portal da Amazônia, Vale do Juruena, Portal do Agronegócio, Nascentes, Vale do Guaporé, Águas do Vale do Cabaçal, Pantanal Mato-Grossense, Nascentes do Rio Cuiabá, Metropolitana, Vale do São Lourenço, Ipês e das Águas, Domo de Araguainha e Portal do Araguaia.

O mapa serve para orientar o Ministério do Turismo e os governos estaduais no desenvolvimento de políticas públicas para o setor e deve ser atualizado constantemente. A última atualização tinha ocorrido em 2013. O o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, avalia que essa nova configuração ajudará Estado e municípios a definirem melhor as políticas públicas e os investimentos necessários no setor. “Com esse novo mapa teremos um norte para nos guiar na hora de traçarmos as políticas públicas voltadas ao setor”.

Segundo a assessoria de imprensa da Sedec, para participar dessa composição o município deve possuir órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação orçamentária para o setor e assinar um termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo se comprometendo em realizar as ações necessárias de forma espontânea.

Os municípios também precisam possuir características similares e/ou complementares e aspectos que os identifiquem enquanto região, ou seja, que tenham uma identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica em comum, devem ser limítrofes e/ou localizados nas proximidades e ter sua composição apresentada no Fórum ou Conselho Estadual de Turismo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet