Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Beleza Naturais

Jaciara e Barra do Garças são destaque no turismo de Mato Grosso durante a FIT Pantanal

Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito

Jaciara e Barra do Garças são destaque no turismo de Mato Grosso durante a FIT Pantanal
Lugares conhecidos e outros que poucos da terra descobriram. A Feira Internacional do Pantanal, apresenta ao público, até domingo (24), a natureza quase intacta de um Estado rico em fauna e flora. Dentre os destaques, os esportes radicais de Jaciara e os paredões e cachoeiras da Serra do Roncador e do Vale do Bateia, em Barra do Garças.

Leia mais:

- Zied Coutinho canta do samba as serestas no Arte na Praça
 
- Turismo, gastronomia e artesanato na FIT Pantanal, Gina Indelicada na Hot Spot, Orquestra Cuibana de Choro e mais no fim de semana

Nada mais contextualizado do que adentrar uma feira de turismo e dar de cara com a exposição fotográfica “Pantanal de José Medeiros”. A alma natural captada em gravura inicia o visitante no universo turístico que o estado de Mato Grosso tem a oferecer.

São inúmeras as possibilidades de viagens por esse território de águas e paredões. Cáceres, Sapezal, Aripuanã, Campo Novo do Parecis, Nobres, Chapada dos Guimarães são alguns dos municípios com grande potencial turístico.

Dois que merecem destaque entre todos que estão expostos nos stands da FIT Pantanal, são os municípios de Jaciara e Barra do Garças. O primeiro, referência em turismo de aventura, com muitas opções para aqueles que buscam adrenalina, seja no rafiting, no rapel ou no slackline de cachoeira e kart cross. Enquanto que o segundo, o paraíso das águas termais e das serras e circuitos de cachoeiras.

Com cerca de oito hotéis e uma pousada, Jaciara oferece ao turista uma infinidade de desafios por meio dos esportes radicais praticados em meio a natureza. Tendo o rafiting e o rapel como os esportes em destaque, a cidade vem avançando na divulgação de outras atividades menos conhecidas do público, como exemplo, o kart cross e o slackline em cachoeiras.



A turismóloga Kizi Amorim, conta ao Olhar Conceito que além dos passeios durante todo o ano, há também a temporada de esportes radicais, quando acontecem competições. “Geralmente realizamos o campeonato entre setembro e outubro. Atualmente estamos na 12ª edição e a participação é gratuita. É um evento nacional com modalidades como rapel, bike, kart e a versão cross, slackline, motocross entre outros”. Juntamente com as competições acontecem shows na praça da cidade.

Enquanto Jaciara possui uma certa fama, poucos são os que conhecem os encantos de Barra do Garças. Localizada a cerca de 500 km da capital Cuiabá, a cidade possui em torno de 7 cachoeiras dentro de seu perímetro urbano, o que possibilita acesso mais fácil, com linhas de ônibus que levam até a porta dos atrativos.

Victor Hugo, funcionário da Secretaria de Turismo do município, conta a reportagem que a maioria dos atrativos são gratuitos. “Apenas a cachoeira da Usina e o Parque das Águas Quentes são pagos”. O valor é de R$2,50 para a Usina e de R$5 para o Parque.



A também funcionária Simona Alves diz que os atrativos tem esse valor porque são mantidos pela prefeitura. “É um esforço do prefeito para que esses locais sejam mantidos pelo município, para que os moradores possam aproveitar desses espaços, tanto quanto os turistas”, completa.
 


Além das águas quentes, que são aquecidas naturalmente, Barra do Garças possui outro ponto turístico pouco explorado até pelos seus próprios moradores: Serra do Roncador. Com paredões que deixam qualquer um boquiaberto, o local possui trilhas, grutas e cavernas, algumas inexploradas, com inscrições pré-históricas, câmaras de grande porte, belíssimas estalactites e estalagmites, galerias que se entrelaçam e até mesmo com lagos subterrâneos de água cristalina. Em um dos pontos mais altos, a relação entre céu e terra se estabelece pelo nome: Dedo de Deus.



Amantes da Pesca

A FIT Pantanal ainda oferece ao visitante que gosta de uma pescaria um simulador. Como um videogame, o jogador se diverte tentando fisgar o peixe seguindo os movimentos indicados no aparelho. Felipe de 14 anos conseguiu a proeza. “É muito legal, meio difícil, mas quando eu imitei o boneco na tela certinho consegui pescar o peixe”.



O jogo fica no setor de Esportes de Aventura, que oferece explicações sobre os esportes e seus equipamentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet