Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Aniversário de VG

Operário Varzeagrandense completa 67 anos com exposição que destaca Neymar como uma das estrelas do time

Foto: Reprodução

Operário Varzeagrandense completa 67 anos com exposição que destaca Neymar como uma das estrelas do time
Seu nome é uma homenagem à classe trabalhadora que comemora suas vitórias e glórias no dia 1º de maio, data da criação “Operário Varzeagrandense (C.E.O.V)”. Completando seus 67 anos como um dos clubes mais importantes de Mato Grosso, que inclusive já teve o pai do craque nacional, Neymar Jr, como uma das estrelas do elenco, o time de futebol ganha exposição para contar sua história, a partir de 09 de maio às 20h na Casa de Artes. A mostra integra a programação festiva de aniversário dos 149 anos de sua cidade natal, Várzea Grande.

Leia mais:

- Projeto Circula leva exposição de Wander Melo a Barra do Garças nesta quarta-feira

- 'Disney On Ice' tem mais de 10 contos de fadas encenados em palco de gelo

De acordo com o coordenador da exposição, o historiador Saturnino José da Costa, a finalidade é exaltar, valorizar e alavancar o futebol de Várzea Grande, além de apresentar aos cidadãos e as futuras gerações, a diversidade de títulos e conquistas do Operário. A sala de exposição terá elementos que relatam toda à trajetória do time, desde a data de sua fundação (1949) até os dias atuais.

“A exposição irá surpreender todos os participantes, principalmente com elementos de relíquias do time. Ainda contará com a participação de ícones do time, que na oportunidade distribuirão autógrafos aos fãs. Eles vão ficar encantados com a memória que está sendo elaborada para a exposição. Na ocasião também estarão presentes alguns ex -presidentes e ainda o atual presidente, Giovani Banegas”, explicou o historiador.

Saturnino ainda afirma que em 1967, quando o futebol mato-grossense se tornava profissional, diversos craques que atuavam no futebol amador foram contratados para defender o Operário, como o caso de Neymar da Silva Santos, pai de Neymar Junior, que foi integrante do time por anos. Os jogadores Pulula da Silva, Bife, Jerson Lopes, Mão de Onça, Wendel e Paulo Vitor, entre outros craques, também são alguns dos nomes que se destacaram no futebol brasileiro.

O evento ainda contará com exposição de cartazes e banners, camisetas em que o time conquistou os títulos. O resgate será através de imagens, fotos e de objetos utilizados pelos esportistas.

A exposição histórica “Tricolor – Passado, Presente e Glórias” sobre a trajetória futebolística do time ficará disponível para visita do público na Casa de Artes, Avenida Couto Magalhães, Centro.

Inspiração carioca

Inicialmente liderado por Rubens dos Santos, com apoio do Bispo Dom Campello de Aragão, que doou as primeiras camisas, o uniforme teve as cores do Fluminense incorporadas de forma idêntica pelo fato de Dom Campello ser torcedor fanático do time carioca.

Fundado em 1949 por um grupo de desportistas de Várzea Grande, o Operário conquistou nove títulos estaduais, dois tricampeonatos: um como amador e outro no profissional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet