Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

o menino do armário

Filme escolar sobre violência doméstica ganha prêmio em festival de Parecis

Foto: Reprodução

Filme escolar sobre violência doméstica ganha prêmio em festival de Parecis
Um filme sobre violência doméstica, desenvolvido por um professor e encenado por alunos na Escola Estadual Parecis, em Campo Novo do Parecis (444km de Cuiabá), ganhou prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Darlison) e Melhor Atriz Coadjuvante (Priscila) no 5º Festival do Milho e Cine Pipoca, realizado na cidade. 

Leia mais:
Confira os nomes dos cinco projetos audiovisuais que ganharam edital de R$ 100 mil cada

O curta é baseado em uma história real sobre violência doméstica. “O menino do armário” fala sobre Tiago, um garoto de 12 anos que sobre violência doméstica e é incompreendido na escola. Tentando fugir de seu pai agressor, ele se esconde no armário, e fica preso física e psicologicamente.

Cleiton Marino Santana, o autor e produtor do curta, é professor de Educação Física da escola, e conta que escreveu o roteiro para chamar a atenção dos educadores para os alunos em sala de aula. De acordo com a assessoria, logo na primeira exibição do filme a repercussão já foi grande. Alguns deles vieram me questionar, mas a situação abordada é tão complexa e surreal que não consegui achar um final realmente viável, do tipo que hoje a escola ou qualquer professor pudesse resolver. Também os questiono sobre qual seria o melhor final”, revelou Cleiton. O curta metragem não apresenta um final.

Para o produtor, os professores devem prestar atenção para detectar ações incomuns dos alunos, refletidas no ambiente escolar. Segundo ele, as escolas são orientadas a reportar os casos ao Conselho Tutelar, e a EE Parecis teve os casos mais graves.

A produção do filme foi feita em três dias, dentro da escola e na casa de um aluno. Darlison Gomes da Silva, estudante da unidade, interpretou o ator principal. Priscila Patrícia da Silva, que trabalha no apoio da escola (limpeza), fez o papel da mãe, e Josimar Santos, primo de um professor, no papel do pai.

O professor também já trabalhou em outros filmes, que podem ser conferidos em seu canal no youtube. Assista a “O menino do armário”:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet