Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

neste sábado

Feira do Livro de Chapada dos Guimarães terá oficina para crianças, shows musicais e lançamento de livro

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Feira do Livro de Chapada dos Guimarães terá oficina para crianças, shows musicais e lançamento de livro
A semana começa ansiosa para os amantes de literatura. No próximo sábado (14), daqui a cinco dias, acontece a primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC), na Praça Don Wunibaldo. Na ocasião, haverá o lançamento do livro de contos “Pedro Canoeiro”, apresentações culturais e a presença de autores.

Leia mais:

Escritor que vende livros em Chapada já trabalhou em fábrica de armas nos EUA e na construção da transamazônica

Na abertura do evento, às 9h, o Quinteto Camerata fará uma apresentação eclética, tocando de Beatles a nomes do jazz e do baião. Logo depois, haverá oficinas de criação para crianças, com as professoras Carla Ronqui e Miriam Marclay. Um show de MPB será protagonizado pelo professor e escritor Everton Barbosa.

Uma das presenças ilustres do evento será a do escritor John Coningham, que participou da construção da Transamazônica, foi guia turístico no Pantanal, viveu no agreste da Bahia, viajou de Brasília ao México em uma motocicleta e trabalhou em uma fábrica de armas nos Estados Unidos. Sobre todas as suas experiências ele escreveu em português, inglês e alemão.

Além dele, estarão na Feira vendendo seus livros a Carlini e Caniato Editorial (TantaTinta), editora Entrelinhas, editora Patuá (São Paulo), Bazar do Livro, Fusca Sebo e Inclusão Literária.

Amélia Alves, historiadora, escritora e organizadora da FLIC afirma que o evento será realizado sem apoio financeiro de instituições. Sua ideia surgiu do apego por Chapada: “Desde que trabalhei em pesquisas sobre a formação sociocultural e as raízes africanas de Mato Grosso em Chapada no mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, em seguida, sobre a imigração portuguesa e a formação sócio-econômica no doutorado, pela Universidade do Porto, criei uma forte cumplicidade com a cidade, com a população local, herdeira histórica de tempos coloniais”.

A idealizadora trabalha com o projeto Cidades Irmãs, com ações em Chapada e em Guimarães (Portugal). Por aqui, ela desenvolve o “Mais Mulheres Mais” com a proposta de empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade. “A Feira do Livro era uma promessa silenciosa que alimentamos ao longo do tempo. Como historiadora e como todo leitor, sabemos a transformação inexorável na vida de um indivíduo, o contato com os livros e a boa leitura”, afirma.

E a ideia é que essa seja somente a primeira de muitas. Amélia sonha: “Quem sabe teremos aqui uma similar a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty)? Com apoio, temos todas as chances”.

Primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC)

Data: Sábado (14)
Horário: Das 9h às 17h
Local: Praça Don Wunibaldo, Centro, Chapada dos Guimarães (MT)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet