Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

síntese biográfica

Livro conta a história de poconeanos ilustres e da origem da cidade

Foto: Reprodução / Poconet

Prefeita Meire Adauto e Franscisco Ildefonso da Silva Campos

Prefeita Meire Adauto e Franscisco Ildefonso da Silva Campos

As histórias dos ‘filhos de Poconé’ e da própria cidade foram contadas no livro “Filhos Ilustres de Poconé – Ontem e Hoje síntese biográfica”, do escritor Francisco Ildefonso da Silva Campos. Pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e mestre em Agrostologia, Franciso é também membro da Academia Literocultural Pantaneira (Acadepam) e ocupa a cadeira de número 25.

Leia mais:

Feira do Livro de Chapada dos Guimarães terá oficina para crianças, shows musicais e lançamento de livro

No livro, o autor conta sobre a origem do nome da cidade e faz também a biografia de diversos poconeanos, como José Alves Ribeiro, que esteve com Dom Pedro I nas margens do Ipiranga em 1822, quando decretou a separação do Brasil de Portugal.

Além dele, há também a história de Manoel Esperidião da Costa Marques, que além de auxiliar na redação da Lei Áurea, mantinha um romance com a princesa Isabel. Outro homem importante foi um dos ex-governadores do Estado, Manoel Alves Ribeiro, nascido em Poconé, que foi um dos homens que comandou a Rusga em 1834.

Poconeanos do século 20 também são citados, como o juiz Leopoldino do Amaral, que foi assassinado, o cantor e compositor de lambadão, Chico Gil, a atual prefeita e primeira mulher eleita em Poconé, Nilce Mary Leite (Meire Adauto) e outros.

De acordo com a assessoria, Francisco Ildefonso já publicou outras obras, como a Genealogia Pantaneira Poconeana, Os Pilares da Fé na terra dos Beripoconés e Dom José Vieira de Lima, bispo poconeano e pantaneiro.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet