Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

PVA

Exposição 'Dalva de Barros 80 anos' ganha itinerância e fica em cartaz até junho

Foto: Reprodução

Exposição 'Dalva de Barros 80 anos' ganha itinerância e fica em cartaz até junho
A exposição ‘Dalva de Barros 80 anos’, que ficou na Galeria Lavapés, em Cuiabá, de outubro de 2015 a fevereiro de 2016, permanece agora na Secretaria de Cultura, Lazer, Turismo e Juventude de Primavera do Leste (234km de Cuiabá), até o próximo dia 4 de junho.

Leia mais:
Exposição fotográfica no Museu Histórico mostra intimidade entre mães e bebês da gestação ao nascimento

De forma reduzida e adaptada para a SECULT, a mostra será composta por vinte obras no total, além de um vídeo documentário. Além de obras de Dalva, ela traz trabalhos de alguns dos seus discípulos que, mais tarde, se tornaram renomados pintores do Estado como Adir Sodré, Benedito Nunes, Dirce Nestor, Márcio Aurélio e Regina Pena. A curadoria é do artista Gervane de Paula.

“Eu estou honrada com essa homenagem e muito feliz por saber que a mostra não ficará apenas em Cuiabá, possibilitando que os moradores dessas regiões conheçam o meu trabalho e dos colegas que participam comigo na exposição”, declarou Gervane.

Dalva começou sua trajetória ainda na adolescência, e recebeu as primeiras noções de desenho através de um curso por correspondência. Foi descoberta em 1960, pela crítica de arte Aline Figueiredo, que viu suas pinturas expostas na vitrine de uma loja. Em 1961, a artista aprofundaria esses conhecimentos na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, período em que também inicia a pintura. Voltando para Mato Grosso, começa a pintar mais intensamente a partir de 1962.

A pintora ainda supervisionou o Ateliê da Fundação Cultural de Mato Grosso, entre 1976 e 1980 e orientou o Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, entre 1981 e 1996.

A SECULT, onde os trabalhos estarão expostos fica na Rua Curitiba, 414 – 1º andar – centro. O horário de visitação é das 8 às 18h e a entrada é gratuita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet