Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

palácio da instrução

Salão Jovem arte abre as portas nesta quarta-feira com 83 obras inéditas

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Salão Jovem arte abre as portas nesta quarta-feira com 83 obras inéditas
A 25ª edição do Salão Jovem Arte abre as portas para o público na noite desta quarta-feira (18), a partir das 19h30, no Palácio da Instrução. Buscando resgatar a memória das artes visuais mato-grossenses e fomentar, reconhecer e revelar novos trabalhos, a exposição apresenta obras inéditas de 40 artistas selecionados.

Leia mais:
Secretaria de cultura divulga os quarenta selecionados para o 25º Salão Jovem Arte

Neste ano, a exposição será feita em homenagem ao artista plástico cuiabano João Sebastião, que morreu em fevereiro de 2016. Serão expostas, inclusive, três obras que ele pintou para este evento.

Para a realização do Salão, foi aberto um edital para que os artistas inscrevessem suas obras de desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, arte digital, performance, pintura e videoarte (feitas a partir de 2015 e que não tivessem participado de nenhum outro salão ou exposição). Foram selecionados 40 artistas, que permanecem em cartaz até o dia 7 de agosto com suas 83 obras. O valor total dos prêmios foi de R$ 33 mil.

Além da exposição, haverá também palestras com curadores e críticos de arte, oficinas, bate-papo e visitas mediadas com artistas. Nas ações educativas estão previstas agendamentos escolares e formação de educadores.

“O conceito deste salão é que jovem é a arte e não, necessariamente, o artista. O foco é a produção inédita, aquela que oxigena, provoca e instiga. Este continua sendo um dos objetivos do Salão Jovem Arte até os dias de hoje, quando a Secretaria de Estado de Cultura retoma sua realização. Atento à pluralidade artística, esta edição contempla ‘novos’ meios como fotografia, instalação, arte digital e videoarte, além dos segmentos tradicionais como desenho, pintura, escultura e gravura”, observa o secretário Leandro Carvalho.

O Salão Jovem Arte aconteceu, pela primeira vez, em 1987. Se as edições tivessem sido anuais e ininterruptas, o Salão estaria na 39ª edição. Por conta de uma descontinuidade, esta será a 25ª edição do evento. Neste ano, foram 180 artistas de 12 municípios inscritos, concorrendo com 500 obras.

Foram contempladas três obras na premiação principal, além de três no prêmio estímulo e outras cinco na menção especial. As obras foram analisadas por Humberto Espíndola, Mariza Bertoli e José Serafim Bertoloto.

De acordo com a assessoria, os critérios para a seleção e premiação levaram em conta a qualidade e estética de cada trabalho, linguagem contemporânea, pesquisa de suporte, material e situação espaço-temporal que ultrapassa o código tradicional e amplia o campo artístico.

Serviço

A exposição do 25º Salão Jovem Arte Mato-grossense fica em cartaz até o dia 07 de agosto.
Os horários de visitação são: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h e sábados, domingos e feriados, das 09h às 17h.
Agendamentos escolares já podem ser feitos pelo telefone (65) 3025-3221 ou pelo e-mail salaojovemartemt@gmail.com ou museudeartemt@gmail.com.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet