Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Turismo

neste sábado

Cuiabá recebe 1° encontro da Bienal de SP para discutir relação entre a cidade, o cerrado e os povos indígenas

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Indígenas da aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis (MT)

Indígenas da aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis (MT)

A 32ª Bienal de São Paulo acontece apenas em Setembro, mas já neste sábado (21), começam os encontros performativos que fazem parte dos ‘Dias de estudo’, e a primeira cidade a receber o encontro será Cuiabá. A partir das 16h, no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma discussão traz à tona a relação do patrimônio natural e cultural da cidade com o cerrado e os povos indígenas da região.

Leia mais:
Criador do intensivismo, 'Wlademir Dias-Pino' será um dos artistas a expor na 32ª Bienal de SP

O tema da Bienal deste ano é “Extinção”, e a capital mato-grossense foi escolhida como a primeira cidade a receber o encontro por ser um local estratégico, já que engloba o Cerrado e as águas, o Centro Geodésico da América do Sul e também a monocultura e soja, além de ser terra de grupos indígenas e povos ribeirinhos.

A partir disso, será feita uma discussão para entender como criar novos ‘mundos e futuros’, com a participação de agentes que vão compartilhar suas experiências e integrar o diálogo.

O encontro é feito em parceria com o Programa de Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGEcco), e a ação vai reunir o artista Bené Fonteles, a cantora e compositora Tetê Espíndola, o poeta e escritor Joca Reiners Terron, e os pesquisadores e militantes culturais de diferentes áreas Alvaro Tukano, Gabi Ngcobo, Larissa Silva Freire, Ludmila Brandão, Mario Friedlander, Jochen Volz, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen, Naine Terena, Pedro de Niemeyer Cesarino, Rodrigo Nunes e Sofía Olascoaga.

Saiba mais sobre o encontro AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet