Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

museu de arte sacra

Altares da Catedral Bom Jesus de Cuiabá são restaurados e passam a integrar acervo de museu

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Altares da Catedral Bom Jesus de Cuiabá são restaurados e passam a integrar acervo de museu
Um trabalho de restauração feito pelo Museu de Arte Sacra tem seu resultado mostrado à sociedade a partir da próxima terça-feira (24). Dois dos quatro retábulos da antiga Catedral Bom Jesus de Cuiabá foram restaurados e podem ser apreciados pela população, com visitas guiadas.

Leia mais:

Intervenção artística une grafite e fotografia no Museu de Arte de MT nesta sexta

Esses altares farão parte do acervo permanente do Museu, aberto de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h, com ingressos a R$2. Desmontados desde 1980, e com muitas partes antes deterioradas, os retábulos restaurados eram parte da catedral demolida em 1968. “Essas peças são verdadeiras obras de arte, um legado para as gerações futuras quando se fala em patrimônio histórico”, afirma a coordenadora técnica do museu, Sandra Barbosa.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), já que os altares são tombados em nível federal.

A Catedral original foi construída em 1722. Em 1868, passou por uma reforma que lhe alterou a torre e a fachada, novamente modificadas na década de 1920, ao mesmo tempo em que a segunda torre era construída. Em 5 de abril de 1910, a diocese foi elevada à arquidiocese.

Foi demolida em 14 de agosto de 1968, após várias cargas de dinamite, ato que por vários anos foi lembrado e lamentado. Seu antigo relógio, da marca Michelini, também pode ser visto no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. No lugar da antiga igreja foi construído um templo novo, de concreto armado, obra que começou pela capela-mor, aos fundos, antes mesmo da demolição completa da antiga igreja, e foi inaugurada em 24 de maio de 1973.


Serviço

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso revela trabalho de restauração dos altares da antiga Catedral de Cuiabá
Terça-feira a sábado
Das 9 às 17 horas e aos domingos, das 9 às 13 horas
Ingresso R$2
Informações: (65)3056-6285
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet