Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

disponível online

Obra reúne vinte e sete 'croni-contos' pouco conhecidos de Silva Freire

Foto: Reprodução

Silva Freire

Silva Freire

Vinte e sete textos de Silva Freire foram organizados no livro “A Japa e outros croni-contos cuiabanos”, pela pesquisadora Cristina Campos e publicados pela editora Carlini e Caniato Editorial. Disponível para venda online, a obra traz histórias pouco conhecidas, porém muito importantes para o autor.

Leia mais:
Livro premiado reúne poesias sobre a vida simples e a natureza do Araguaia

Jornalista, poeta, professor e um nome importante na história do país, Freire foi o precursor da Poesia Concreta e um dos mentores do intensivismo, movimento de vanguarda literária nacional cujo berço foi Cuiabá.

O livro é composto por croni-contos, gênero que une a crônica e o conto num texto só, e mostra a atenção do autor pelo social, registrando o cotidiano da cuiabania e valorizando a tradição oral. Para a pesquisadora Cristina Campos, professora de língua portuguesa e literatura e doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), a escrita de Freire é panorâmica. "Quando ele fala, por exemplo, do menino que ia pescar, descreve a planta com a qual fez a vara, o anzol, a isca, a beira do rio, é possível imaginar toda a cena, detalhadamente. A gente volta no tempo: sente os cheiros, as cores precisas, o vento... O bom escritor consegue esse efeito sobre a gente e Freire é um grande nome da nossa Literatura”.

A pesquisa de Cristina para a obra começou em 2007. Foram utilizados como fontes os arquivos do jornal Correio da Imprensa das décadas de 1970-1990, onde Silva Freire publicava seus textos, livros já esgotados, ilustrados e diagramados por Wlademir Dias Pino, revistas, originais datilografados e de próprio punho disponibilizados por sua família.
Dentre os temas recorrentes nos textos, estão a infância e a adolescência, as ‘danadezas’ e descobertas. “As gerações anciãs certamente ficarão emocionadas ao ler estas páginas que pescam/presentificam imagens do passado, numa rede nervosa e semovente de signos. As novas se surpreenderão com o contraste de um tempo bem aí, no entanto tão longe e distinto, aparentemente”, encerra ela no prefácio da obra.

Serviço

Livro disponível para venda AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet