Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

sobre a vida

Depois de viajar todo o país, autor de cinco livros faz palestra motivacional em Cuabá

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Paulo Gilberto Pereira da Costa e seus livros

Paulo Gilberto Pereira da Costa e seus livros

Escritor, palestrante e entusiasta da vida, Paulo Gilberto Pereira da Costa faz sua última palestra em Cuiabá nesta quarta-feira (25), às 20h, no Grupo Espírita Fraternidade, em Várzea Grande. A entrada é gratuita e o tema, segundo Paulo, será a partir da necessidade do público.

Leia mais:
Depois de dois anos em depressão, cuiabana consegue contato em carta psicografada com seu bebê que faleceu

Ele é paulista, e foi aos 15 anos de idade que conheceu a doutrina espírita. Exímio leitor, pegou emprestado o “Livro dos Espíritos”, da biblioteca da patroa de sua tia, e quando começou a folhear sentiu como se já soubesse tudo aquilo. A partir daí, foi lendo cada vez mais, e se tornou espírita dentro de casa. “Eu até ficava pensando, será que tem um lugar onde as pessoas se reúnem pra falar sobre isso? Só anos depois que fui saber sobre os Centros Espíritas”, conta.

Foi só muitos anos depois que ele começou a escrever. Naquela época nem imaginava que hoje teria cinco livros, e com outros três preparados esperando edição. “Quando eu comecei a fazer escola de aprendizes do evangelho, deu que eu tinha compromisso de divulgação da doutrina. (...) Depois, no curso de médiuns, foi visto que meu intelecto é amarelo, o que significa que é razoável e que eu poderia escrever livros se quisesse”.

O medo de não fazer algo original, já que já tinha lido tanto, fez com que Paulo demorasse tanto para publicar seu primeiro trabalho. Em 2000, então, lançou “Quando viver vale a pena”, feito com os próprios recursos do escritor. “Falava sobre o grande valor da vida. Eu falo sobre a pena de morte, sobre o aborto, sobre como podemos ser pessoas resilientes, positivas”, explica.

Somente dez anos depois ele lançou o primeiro livro por meio da Editora Aliança. “A morte não é o ponto final, apenas um ponto e vírgula”. Após três edições, a obra está sendo relançada neste ano. A ideia, segundo Paulo, veio depois de conversar com muitas pessoas e perguntar para cada uma delas o que era a morte. Muitas viam como o fim, ou que iriam dormir, ou que iriam para o céu ou inferno. Assim, unindo as ideias e seu conhecimento sobre espiritismo, escreveu o livro.

“A morte é apenas um intervalo entre o nascimento e a nossa volta pro mundo espiritual. E o que acontece nesse tempo é muito importante, cada um vive como escolhe, como determina”, explica Paulo.

O terceiro em 2012. Chamado “Virtudes – Excelência em qualidade na vida”, o livro foi inspirado no conceito de virtude como uma “disposição constante na prática do bem”. “Surgiu também numa motivação no sentido que nós temos um foco muito grande nos defeitos. Em cima disso eu comecei a desenvolver as ideias”, conta o autor.

Nas páginas, ele fala sobre como ser uma pessoa virtuosa e como extrair das situações elementos positivos. “Motivando as pessoas a se valorizarem mais, a se enxergarem com potenciais únicos no universo, e dessa forma nós também temos talentos, possibilidades. E saber que as virtudes não surgem como passo de mágica, é preciso fazer esforço”.

Em 2013 foi publicado ‘Lar doce Lar, como começar’, que traz reflexões sobre como as pessoas podem contribuir para que a sua presença no lar seja de qualidade. “Para que possamos estabelecer relações interfamiliares produtivas, proveitosas e qualitativas. Ao longo do livro trazemos reflexões sobre a origem espiritual da família, que os relacionamentos não são por acaso, e como podemos estruturar uma coisa gostosa de acontecer”, explica o autor.

O último livro publicado até o momento, “Jesus no lar e o Evangelho do Coração”, foi lançado em 2015 e fala sobre o evangelho no lar, que os espíritas praticam semanalmente, e sobre trazer Jesus para o lar, que é o relacionamento com a sociedade.

Todos os temas tratados nos livros são também abordadoss nas palestras que Paulo realiza pelo país. “Procuro trabalhar em cima de ideias universais, coisas no cotidiano, coisas do dia a dia, que ajudem o ser humano a ser melhor”, afirma. O escritor já visitou quase todas as regiões do país, sempre levando palavras motivacionais ao público.

“Normalmente quando eu vou fazer alguma palestra eu prefiro que as pessoas determinem o assunto. Eu pergunto o que acreditam que seria necessário conversar com o público. Procuramos trazer temas de valorização da vida, temas de percepção de uma maneira melhor dos processos existenciais, que nós não somos uma obra do acaso, que tudo tem uma finalidade. E na realidade são palestras reflexivas, porque eu gosto muito de filosofia”, explica.

Nesta visita a Cuiabá, Paulo já palestrou no Centro Espírita Fraternidade, no Centro Espírita Irmã Carmelitana de Jesus e no Centro Espírita Paulo de Tarso. Nesta quarta, às 20h, sua palestra será novamente na Fraternidade.

Livros

Quem quiser adquirir os livros de Paulo, pode encontrá-los na palestra (autografados), nas livrarias dos centros espíritas e também no site da Editora Aliança (da qual Paulo também é funcionário).

A Aliança Espírita é uma editora que publica livros de Edgard Armond, responsável pela implementação da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP) e pela sistematização da doutrina em termos evangélicos, em que estabeleceu cursos.

Os livros dos cursos também são vendidos pela editora, assim como outras obras psicografadas e de outros autores.

Serviço

Palestra com Paulo Gilberto P. da Costa
Quarta (25), 20h
Local: Grupo Espírita Fraternidade Várzea Grande - Rua da Fraternidade Nº 01 - J. Imperador II
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet