Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

MHMT

Exposição apresenta trabalho fotográfico de artista que utiliza fragmentos de espelhos para criar imagens

Foto: Reprodução / Mari Gemma de La Cruz

Exposição apresenta trabalho fotográfico de artista que utiliza fragmentos de espelhos para criar imagens
Imagens feitas com fragmentos de espelhos, que estão na fronteira entre o real e a ilusão, são expostas no Museu Histórico de Mato Grosso a partir da próxima sexta-feira (3). A obra da artista visual Mari Gemma de La Cruz ocupa a fronteira entre o real e a ilusão, e proporciona um novo olhar para o que há tempos se tornou invisível.

Leia mais:
Com 5200 garrafas PET, cuiabana cria sozinha decoração 100% sustentável para casamento

“Janelas (In)Visíveis para o mundo” surgiu de uma ideia da artista, que mora em Cuiabá desde 1989, de desconstruir o que via. "A ideia surgiu quando buscava uma proposta de desconstruir a imagem que eu via, mas sem utilizar processos de manipulação digital. Utilizo uma série de fragmentos de espelhos e ao encontrar situações ou objetos que me interessam, ao invés de fotografá-los, busco o reflexo deles nesses fragmentos", explica.

Assim, durante viagens realizadas entre 2015 e 2016, Maria fotografou diversas "janelas" com elementos arquitetônicos que retratam a história de cada lugar e como o ser humano interfere nesse espaço. Para ter este resultado, passou por Amsterdam, Antuérpia, Barcelona, Chapada dos Guimarães, Chiloe, Cuiabá, Londres, Madrid, Milão, Paraty, Paris, Porto Alegre, Roma, Santiago/Chile, São Paulo, Valência e Veneza.

"A proposta desta mostra fotográfica é gerar um olhar reflexivo sobre a própria realidade e do quanto estamos habituados a pensar como meros observadores que não interferem na realidade dada. Ao desconstruir a imagem original, multiplicando-a, deformando-a ou diluindo-a em uma espécie de fumaça, somos sensibilizados a superar a frieza da visão perante as imagens que se apresentam, possibilitando a valorização dos detalhes que antes eram despercebidos e do reforço da própria imagem em nossa consciência", enfatiza a artista.

Na mostra serão exibidas 52 imagens representando as 17 cidades dos países latino-americanos e europeus e um vídeo com outras fotografias, totalizando 150 obras exibidas na exposição.

Serviço

Janelas (In)Visíveis para o Mundo
Quando: De 03/06 a 02/07
Onde: Museu Histórico de Mato Grosso
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet