Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

vencedor do procine

'Road Movie' com 95% da equipe mato-grossense começa gravações ainda este mês

Foto: Reprodução / Ilustração

'Road Movie' com 95% da equipe mato-grossense começa gravações ainda este mês
Um Road movie dirigido por um estreante e com 95% da equipe mato-grossense está aquecendo as turbinas para começar as gravações ainda no início deste mês de junho. ‘Pandorga’, filme de estrada encenado no cerrado mato-grossense, foi um dos vencedores do edital Procine 01/2015, da Prefeitura Municipal de Cuiabá, e deve terminar as filmagens em setembro.

Leia mais:
Secretaria de Cultura lança novo edital e dá R$4,5 milhões em recursos para produção audiovisual

Mauricio Pinto, diretor estreante, é estudante de Rádio e TV da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e há certo tempo desenvolve trabalhos no mercado local. ‘Pandorga’ será seu primeiro trabalho profissional: “Às vezes temos algumas ideias, mas não sabemos como viabilizar. Concorrer em um edital, nos proporciona a dimensão do mercado que vamos enfrentar ao sair da faculdade, e também, os caminhos que devemos percorrer para conseguir fazer aquilo que nossas ideias nos impulsionam” comenta o diretor.

Assim como Mauricio, quase todos os outros profissionais são mato-grossenses. Apenas dois atores são de fora: Ella Nascimento (da escola de atores de Salvador, onde passaram Lázaro Ramos e Wagner Moura), e o global Álamo Facó de A Grande Família, Tropa de Elite e O Palhaço, entre outros.

Por ser um Road Movie, 70% do filme se passa na estrada. Os trechos da rodovia que liga Cuiabá a Manso (BR – MT 351) e trechos da Rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (MT 251) foram escolhidos como paisagem cênica.

“O Setor audiovisual vem crescendo vertiginosamente no Brasil inteiro, muito impulsionado após a aprovação da Lei 12.485 da TV paga. Isso não apenas ajudou com que a descentralização da produção chegasse nos realizadores fora do grande eixo – Rio – São Paulo, como também permitiu com que o Brasil pudesse ver sua diversidade estampada nas telas. Sejam de TV ou de cinemas, ou Festivais. Há algum tempo estamos aguardando esses ares bons de produção aqui no Mato Grosso, e finalmente ele está começando a ventar. Somos um estado onde belíssimo e cheio de boas histórias. Faltava esse olhar da esfera pública. Faltava pensar em impulsionar essa cadeia de produção que não gera apenas cultura, mas muitos empregos”, enfatiza a produtora executiva do curta, Caroline Araújo.

“PANDORGA” foi selecionado no PROCINE 01/ 2015, da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Cuiabá. O edital conta com aporte do Fundo Setorial do Audiovisual via Agência Nacional de Cinema (Ancine) e é uma realização da produtora mato-grossense Monkey Filmes em parceria com a Movimento Production, Cafofo Filmes e Boaúva Filmes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet