Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

nesta quarta

Tradicional festa de São Pedro terá toneladas de peixe servidos em Bonsucesso

Foto: Reprodução / Prefeitura de Várzea Grande

Tradicional festa de São Pedro terá toneladas de peixe servidos em Bonsucesso
O dia começou cedo para os moradores e visitantes da comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande, e segue até tarde com a tradicional Festa do Peixe, em comemoração a São Pedro. Incorporada ao calendário turístico pela lei 8.988 de 2008, de autoria do Deputado Mauro Savi, a festa é conhecida como uma das maiores da baixada cuiabana.

Leia mais:

Tradicional espetáculo histórico-religioso 'Cavalhada' acontece em Poconé no próximo domingo

Ainda nesta quarta (29), a programação terá uma procissão terrestre até a igreja do Divino Espírito Santo, às 9h40, uma missa do Divino Espírito Santo às 10h, uma peixada às 12h, cerimonial e ato em prol do meio ambiente às 13h, e shows regionais das 14h às 22h.

Pela manhã, os festeiros já participaram de um café da manhã às 7h30, de uma procissão fluvial da peixaria até o local da festa e do levantamento de mastro com os cururueiros.

“A valorização da cultura é uma importante ação que cabe também aos parlamentares. E o objetivo da oficialização da Festa de São Pedro e sua inclusão no calendário oficial do Estado é justamente esta: dar condições para que a cultura local e regional se fortaleça cada vez mais através do apoio e do reconhecimento do poder público”, lembra Mauro Savi. Estará presente na festa, também, a prefeita da cidade, Lucimar Campos.



Apesar de ser comemorada nesta quarta, a preparação para a festa começou bem antes, com a comunidade reunida para limpar os peixes que serão servidos. No total, são toneladas de pescado servidos aos devotos e turistas.

Dentro da programação será celebrada uma missa em comemoração a São Pedro na igreja da comunidade. O momento litúrgico é para que os devotos do santo padroeiro, São Pedro, possam agradecer pelas graças recebidas e fazer seus pedidos.

Confira a programação:

7h30 – Café da manhã
8h00 – Procissão fluvial da peixaria até o local da festa
9h00 – Levantamento de mastro com os cururueiros
9h40 – Procissão terrestre até a igreja do Divino Espírito Santo
10h – Missa na igreja do Divino Espírito Santo
12h – Almoço (peixada)
13h – Cerimonial e ato em prol do meio ambiente
14h – Shows com bando regionais
22h – Encerramento
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet