Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Literatura

150 anos

Primeiro de uma coleção de 86 relatórios da trajetória de Rondon está disponível para download

Foto: Reprodução

Primeiro de uma coleção de 86 relatórios da trajetória de Rondon está disponível para download
O primeiro volume de uma série de 86 relatórios da produção científica da Comissão Rondon já está disponível gratuitamente para consulta e download. A publicação é um projeto de resgate da trajetória de Rondon, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (Sec-MT), com apoio da editora Carlini & Caniato Editorial na publicação desta edição fac-símile, apresentada pelo historiador Paulo Pitaluga.

Leia mais:
Sociedade Amigos de Rondon realiza sessão em homenagem ao nascimento do sertanista

A publicação deste primeiro relatório integra um projeto maior, tendo como foco o resgate de 86 relatórios, dos 110 produzidos em décadas de trabalho, intitulado “O Brasil pelos brasileiros: Relatórios Científicos da Comissão Rondon”.

O secretário da Sec, Leandro Carvalho, comentou sobre a contribuição do projeto no cumprimento dos objetivos da pasta. “Esta publicação faz parte das ações comemorativas dos 150 de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, que a SEC vem promovendo desde março de 2015. Com a reedição do primeiro relatório, seguimos cumprindo um de nossos objetivos precípuos de preservar e promover o patrimônio histórico e artístico mato-grossense, bem como de democratizar o acesso universal à cultura.”

Apesar de sua publicação total estar prevista apenas para o fim do ano (2016), o projeto já foi anunciado como um dos finalistas do prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e considerado um dos mais importantes do país.

Garimpando histórias

Os estudos e pesquisas desenvolvidos e comandados por Rondon foram publicados entre a primeira década do século XX até a década de 1950. As publicações originais, raras e de difícil localização, foram encontradas pelos pesquisadores na Universidade Federal de Mato Grosso, Arquivo Público do Estado, Casa Barão de Melgaço, Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça e acervos particulares.

O material digitalizado foi reunido em um livro explicativo, apresentando a trajetória de Cândido Mariano da Silva Rondon, sua capacidade de liderança e preocupação científica e cultural que moldaram o sucesso da missão, as biografias dos cientistas que o acompanharam e um balanço histórico das representações científicas do Brasil e de Mato Grosso desde o período colonial.

O projeto “O Brasil pelos brasileiros” é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura, coordenada pelos servidores Fernanda Quixabeira e Luciwaldo Pires de Ávila, e conta com a curadoria da profa. Dra. Elizabeth Madureira Siqueira, da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). (Confira o link para download AQUI)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet