Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

sagrado feminino

Seminário sobre 'Danças Circulares Sagradas' começa nesta sexta-feira na UFMT

Foto: Reprodução / Ilustração

Seminário sobre 'Danças Circulares Sagradas' começa nesta sexta-feira na UFMT
O seminário temático “Do Sagrado e da Educação do Corpo nas Danças Circulares” começa na próxima sexta-feira (19) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e segue até a próxima terça-feira (23). Organizado pelo programa de Pós Graduação em Educação da UFMT, o seminário terá oficinas e palestras durante todos os dias.

Leia mais:
Flor Ribeirinha representa Mato Grosso em apresentação a público e imprensa internacional nas Olimpíadas

Também chamadas de ‘danças circulares sagradas’ ou ‘danças dos povos’, as ‘danças circulares’ buscam reunir pessoas para vivenciar a experiência de músicas e danças de diversas partes do mundo que tem possibilidades afetivas, subjetivas e de construção de uma ‘cultura de paz’. O principal foco é o ‘sentimento de grupo’ e não a técnica.

A primeira oficina será na sexta, a partir das 14h, com Beleni Saléte Grando e Solange Mara Moreschi, sob o tema “Rodas de tradições e saberes do corpo na Dança Circular Sagrada”. Ambas as ministrantes são vinculadas ao programa de pós graduação em educação da UFMT.

Na próxima segunda (22), a partir das 9h da manhã, Luciana Esmeralda Ostetto, do PPGE da Universidade Federal Fluminense (UFF) coordena e Maria Cristina Bonetti, da Universidade Estadual de Goiás ministra a palestra “O Sagrado Feminino e a Serpente: Performance Mítico na Simbologia das Danças Circulares Sagradas.”

De acordo com a assessoria, no mesmo dia às 13h30 será a vez da oficina “Diálogos da poética do Mito da Serpente”, com Ronaldo Henrique Santana (coordenador) e Mario César Silva Leite (ministrante), ambos do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco) da UFMT.

“Tecendo os sentidos do Corpo na Dança Circular Sagrada”, coordenada por Solange Moreschi e ministrada por Maria Cristina Bonetti encerra a programação do dia.

Por fim, na terça-feira (23), a palestra “Na Roda com Professores: Por uma Educação Circular”, será ministrada por Luciana Ostetto e coordenada por Beleni Grando, a partir das 13h30. Às 16h acontece a última oficina, avaliativa “Educação do Corpo nas Danças Circulares Sagradas”, coordenada por Solange Moreschi e ministrada por Luciana Ostetto.

Serviço

Mais informações pelo email sol.mara12@hotmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet