Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

veja programação

'Arte e Cultura na Mandioca' traz artistas ao Centro Histórico em setembro

Foto: Reprodução / Da Assessoria

'Arte e Cultura na Mandioca' traz artistas ao Centro Histórico em setembro
A segunda edição do evento “Arte e Cultura na Mandioca” acontece no próximo dia 10 de setembro, sábado, e leva ao Centro Histórico de Cuiabá artesãos, músicos, pessoas da cena teatral e do audiovisual.

Leia mais:
Casarão no Centro Histórico recebe roda de samba após hiato por reclamações no bairro

Na primeira vez, o evento aconteceu timidamente na Casa de Cultura Silva Freire (CCSF), no Gran Bazar Pac e no Ateliê Bendito Mercado. Desta vez, o evento conta com patrocínio da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Larissa Spinelli, diretora da Casa Silva Freire, explica que o objetivo é fazer um ‘minicircuito’ que envolve literatura, arte, gastronomia, moda e música. “A proposta é compartilhar processos sociais de significação relativos ao Centro Histórico na região da Mandioca na medida em que contribui para a sustentabilidade destes negócios criativos, oportunizando novos espaços de comercialização, circulação e consumo da produção cultural e literária em e de Cuiabá. Assim, a programação foi composta conforme as singularidades de cada negócio”.

As atividades serão agrupadas de acordo com sua natureza, sendo que tudo ligado à literatura acontece na Casa Silva Freire, as atividades voltadas às artes plásticas, fotografia, artesanato e moda serão no Bendito Mercado, e as que envolvem gastronomia, música e moda serão no Gran Bazar Pac.

Veja a programação completa:

CCSF

Contação de histórias com Alicce Oliveira; Teatro de formas animadas do Coletivo Caixinhas; Feira Literária com Fusca Sebo, Entrelinhas, Tanta Tinta, Sebo da Juju e Inclusão Literária; Na sessão destinada ao audiovisual o produtor cultural Luiz Marchetti apresenta o poema de Silva Freire “Silêncio Orgânico de Flores”, feito em homenagem à Rondon. Haverá também a performance ‘Maiêutica’ de Raquel Mutzemberger; Oficina para crianças e troca de livros com o grupo Ninho Infantil; Sarau Free com Caio Matoso e Igor Carvalho; Desherois, DJ Taba e Rogê Além.

Bendito Mercado


Feira de Arte, Moda e Artesanato.

Artistas participantes: Babu78, Adriano Figueiredo, André Gorayeb, Vera e Zuleika, Vitoria Basaia, Ruth Albernaz, Rita Duarte, Rai Reis, Valques Rorigues, Gonçalo Arruda, Roney Ferraz, Adriana Milano, Paty Wolf e Hugo Alberto.
Artesãos participantes: Valéria Torresi, Roney Ferraz, Ivani Brito, Marilu Costa Sanches, Helane Galvão, Cult Bacaninha, Economia solidária da Baixada Cuiabana, Insight Coletivo, Aline Xavier Além, Rose Marasca, Keite Ferreira e Margarita Royo.

O destaque desta programação será às 17h30, quando haverá apresentação de performance de moda onde os alunos da Unic mostrarão algumas peças de suas coleções de Trabalho de Conclusão de Curso. Estarão presentes os designers de moda: Einstein Halking e Lucas Koester, que farão a direção de performance que interagirá com todo o evento saindo do Bendito Mercado e passando pela feira literária e feira sustentável.

Outros designers presentes: Studio F2, Bianca Poppi, Pam Mattos, Saco de Luxo, Joemir Franco, Fernanda Meirelles e Ivani Ribeiro.

No mesmo espaço haverá também projeção de fotos do fotógrafo Rai Reis na fachada dos casarios e prédios do entorno da Praça da Mandioca.

Gran Bazar Pac

O Gran Bazar PAC, por sua vez vai apresentar uma edição da Feira Sustentável da Mandioca dentro do evento com oferta de roupas, alimentação saudável e muita arte!

Confira:

Café da manhã literário

Das 8 às 10h: Café da manhã com sucos naturais, quitutes caseiros, bolo de arroz, pão de queijo, pães caseiros, mini-sanduíches, cookies, biscoitos integrais.

Almoço no quintal

Das 11h30 às 14h: Almoço carinhoso e saboroso com comidas típicas e étnicas para carnívoros, vegetarianos e veganos.

Feira Sustentável da Mandioca

Das 17 às 22h: 20 expositores da área da economia criativa representantes dos segmentos da gastronomia, terapêutica e artesanato que buscam no processo coletivo e colaborativo propor alternativas de consumo mais sustentável e comprometido socialmente.

Plantas medicinais, ornamentais, massagens, cosmético de origem orgânica, comida étnica (salgados e doces), vegetariana, vegana, artesanatos variados.

Mais informações na FAN PAGE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet