Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

nesta sexta

‘Cozinhas gourmet’ e espaços integrados marcam a Casa Cor 2016

‘Cozinhas gourmet’ e espaços integrados marcam a Casa Cor 2016
Mais de 2500 m² de área divididos em vinte e oito ambientes marcam a exuberância na 11ª edição da Casa Cor Mato Grosso, que será aberta ao público na próxima sexta-feira (16), no Várzea Grande Shopping. Sob o olhar atento de 44 arquitetos do estado, os espaços foram montados com a concepção de ‘morar brasileiro’, mas sempre com a ponta de criatividade de cada profissional.

Leia mais:
Arquitetos iniciam obras da edição comemorativa do aniversário de 30 anos da Casa Cor

O que chama a atenção para esta edição é o grande número de espaços integrados. Para quase todos os arquitetos e designers, o ‘foco’ agora é unir. Unir a sala à cozinha, a cozinha ao bar, o bar à adega, o quarto ao banheiro, o escritório ao quarto, e aí por diante.

Um dos espaços pensados desta forma, por exemplo, é o ‘Home Office’, da arquiteta Roberta Bertazzo. “O espaço foi pensado como se fosse o escritório de uma designer de joias que usa principalmente a pedra ágata na cor verde jade como matéria prima. Essa pedra e cor foram usados também no ambiente”, explica. Roberta pensou um espaço de 40m² para caber tanto o escritório quanto o quarto e a suíte.


Banheiro integrado ao closet na 'Suíte Black' (Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto)

A mesma ideia de ‘integração’ é a do lounge gourmet, de Habner Zuhany. “É um lugar de colecionador, que garimpa peças em viagens pelo mundo e coloca neste espaço, que integra cozinha, sala e escritório”, explica o arquiteto. “É um ótimo espaço para receber pessoas, porque enquanto uma está cozinhando, por exemplo, a outra pode sentar na sala e conversar”.

Quem também usa o conceito de ‘cozinha integrada’ para valorizar a presença de amigos é Renata Ayoub Giglio, responsável pela ‘Gourmeteria’. “O que os casais mais novos sempre pedem, ou mesmo aqueles mais velhos que querem reformar a casa, é um espaço para receber os amigos, onde possa preparar algo rápido como um risotto sem ter que ficar separado do resto da casa”, explica a arquiteta.

Em seu espaço, Renata agrega a gourmeteria e uma sala de estar, mudando a iluminação de acordo com a intenção do ambiente. “Isso porque os pratos normalmente mudam de cor dependendo da luz que colocamos, então quis manter neutro”, afirma.


'Living' une sala de estar, bar e sala de jogos (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A exposição ainda conta com espaços dedicados à suíte do casal, quarto da moça, varanda e grill, toilette social, restaurante, ponto de encontro, living, living gourmet, lavabo social, family room, estar íntimo e espaço fitness.
Dentre os cômodos que serão utilizados durante a Casa Cor está o ‘Lapidário Gastronômico’, que sediará cursos de gastronomia do Senac. Pra decorá-lo, as arquitetas Andressa Borsato, Camila Borim e Zilda Zampero se inspiraram no ciclo do diamante. “Pensamos na trajetória do diamante, desde quando ele é extraído, passando por todo seu processo de lapidação”, explica Andressa.

A Casa Cor recebe, ainda, um restaurante, onde funcionará o Mahalo, e o espaço “Mato Grosso Criativo”, dedicado totalmente à cultura do estado, como por exemplo fotografia, música e artes plásticas.


Banheiro ligado ao Home Office da designer de joias (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A 11ª edição da Casa Cor Mato Grosso comemora também os 30 anos da Casa Cor Nacional e, de acordo com a diretora técnica Emili Ayoub Giglio, um dos pontos fortes da exposição é a sustentabilidade. “Todo o material da exposição que iria para o lixo, como caixas e embalagens de plástico, foram encaminhados pelo shopping para serem reciclados”, afirma.
Emily é também arquiteta responsável pelo espaço “Kitchen’s celebration”, mais um dos que integram cozinha e sala de estar, banheiro e suíte (sem portas entre eles) e closet. A ideia, segundo Emily, é deixar o ambiente o mais funcional possível.

Quem quiser conhecer a Casa Cor deve ir ao Várzea Grande Shopping até o dia 30 de outubro, próximo à praça de alimentação, das 14h às 22h. A entrada na exposição custa R$30 (inteira) e R$15 (meia).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet