Olhar Conceito

Sábado, 24 de outubro de 2020

Notícias / Artes visuais

A violência das cirurgias plásticas inspira a estética bizarra das fotos de Jenny Saville e Glen Luchford

Hypeness

22 Set 2016 - 18:05

Foto: Jenny Saville e Glen Luchford

A violência das cirurgias plásticas inspira a estética bizarra das fotos de Jenny Saville e Glen Luchford
Muitos trabalhos mesclando arte e moda trabalharam recentemente a figura da nudez feminina e a exploração do corpo feminino como temas – mas nenhum com a contundência visual e a violência da parceria entre Jenny Saville e Glen Luchford.

Inspirados nas cirurgias estéticas e na ideia de reconstrução de beleza, o trabalho, batizado de Closed Contact, a violência e a dor anestesiada desse tipo de operação. Saville é uma pintora conhecida por seus autorretratos, e por isso ela própria se ofereceu como modelo para o ensaio. Já Luchford concentra seus trabalhos como fotógrafo no mundo da moda, e por isso o universo da exploração e objetificação da beleza – assim como a dor que tal processo envolve – são comuns para ele.

As fotografias parecem capturar todo o espectro de tonalidades e texturas da carne do corpo, em formatos e posições improváveis, como se estivesse de fato sendo fatiada em um procedimento cirúrgico. Ideais de de beleza e precisão se perdem ao meio da agressiva topografia que a carne da modelo forma em cada imagem – como se perdesse sua forma humana e se transformasse em carne de outro animal.
 


Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet