Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

abav expo

Mato Grosso participa de maior feira de turismo da América Latina e lança FIT 2017

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Bruno Reis (Embratour), Teté Bezerra (Min. Turismo) e Luiz Carlos Nigro (Sec. Adj. de Turismo)

Bruno Reis (Embratour), Teté Bezerra (Min. Turismo) e Luiz Carlos Nigro (Sec. Adj. de Turismo)

Pelo menos vinte e três mil pessoas devem passar, desta quarta-feira, 28, até a próxima sexta-feira, 30,  pela 44ª edição da Feira Internacional de Turismo da ABAV e 46º Encontro Comercial da Braztoa, e Mato Grosso está com um Stand para divulgar as belezas do estado para agentes de viagens, guias de turismo e autoridades de todo o país e mundo.

Leia mais:
Presidente da Abav prevê sucesso na Feira e já organiza para 2016

O secretário adjunto de turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico esteve presente na abertura e anunciou, inclusive, que nesta quinta-feira (29) sera lançada a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) 2017, com o tema ‘Sustentabilidade’.

“A ABAV é a maior feira de turismo da América Latina. Aqui nós temos praticamente todos os agentes de viagens, operadores de turismo e pessoas do Trade Turistico que obrigatoriamente passam por aqui. Então é muito importante ter um stand de Mato Grosso aqui, em parceria com a Embratur e o Ministerio do Turismo, pra que nós possamos divulgar todas as belezas do estado para todo o país”, afirmou.

Presente também, representando tanto o estado de Mato Grosso quanto o Ministério do Turismo, estava a secretária nacional de qualificação e promoção do turismo Teté Bezerra. Teté já foi secretária de estado de turismo no governo Silval Barbosa e deputada. Ela lembrou da importância da qualificação dos profissionais do turismo mato-grossense:

“Mato Grosso está dentro do contexto nacional, que dentro da nossa secretaria a gente espera poder ajudar tanto na promoção dos nossos destinos, que estão já consolidados, quanto numa parte muito importante, que é a questão da qualificação”, comentou. “Mato Grosso tem uma deficiência grande de guias qualificados e preparados. E o guia de turismo é a única profissao reconhecida dentro do turismo, e que recebe a chancela do Ministério no exercício do trabalho. Eu estive com o secretario estadual, e nós fizemos através da Secretaria de Ciência e tecnologia [um curso de] 400 horas pra Cáceres, Poconé e Várzea Grande, e isso com certeza vai impactar na qualidade do serviço. Se você presta um bom serviço, você fideliza o turista, faz com que o turista saia elogiando, acrescentando coisas boas do destino visitado”.

No lançamento oficial da Feira, que aconteceu por volta das 10h já na Expo Center Norte, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens nacional, Edmar Bull, lembrou da importância de investir no turismo nacional em momento de crise, e também das responsabilidades depois dos eventos munciais que o país sediou, como as Olimpíadas.

O presidente ainda aproveitou paran falar de demandas atuais do trade turístico, como a flexibilização dos vistos, a redução dos impostos para o setor e a liberação dos cassinos. 


Abertura ABAV Expo (Foto: Olhar Conceito)

Magda Nassar, presidente da Braztoa, afirmou que o turismo é o caminho para ‘sair da creise. “Nós já estamos vendo a crise do retrovisor, ela já ficou para trás”, afirmou, Magda, única mulher na mesa de autoridades, ainda aproveitou para demonstrar o desejo de, no future, dividir o palco com mais mulheres.

Alberto Alves, ministro do turismo, trouxe palavras do presidente Michel Temer em uma carta. “Gostaria de agradecer a todos vocês do setor do turismo por colocarem o Brasil no ranking mundial de realizador de grandes eventos, e por terem deixado este legado”, dizia.


Já em suas palavras, Alberto prometeu um Ministério aberto para dicustir as demandas nacionais mas, sempre, tomando decisões que sejam “boas para todo mundo”.

A 44ª Expo Internacional de Turismo da ABAV e 46º Encontro Comercial Braztoa acontece de 28 a 30 de setembro na Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.

*O Olhar Conceito foi convidado para fazer a cobertura pela ABAV nacional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet