Olhar Conceito

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Gastronomia

exótico

Doceria no Espírito Santo chama a atenção com brigadeiros feitos com cachaça de jambu e formigas saúvas

Doceria no Espírito Santo chama a atenção com brigadeiros feitos com cachaça de jambu e formigas saúvas
As receitas de brigadeiros vêm sendo remodeladas nos últimos tempos. Além de variações já tradicionais, como os recheados com uva ou morango, docerias brasileiras inovam com coisas como o brigadeiro de paçoca e o de café. E uma loja do Espírito Santo chama a atenção com um doce que, além de deixar a boca dormente, tem uma formiga saúva na decoração.


O efeito anestésico do brigadeiro é causado pela cachaça de jambu, uma erva típica da região Norte. Como a dormência de partes do corpo é muitas vezes chamada de “formigamento”, o chef Fábio Corrêa, da Finesse Doces Finos, localizada em Serra, no Espírito Santo, decidiu brincar e decorar o quitute com uma saúva.

Fábio destaca a importância dos ingredientes brasileiros, que vêm ganhando destaque na culinária daqui e do exterior. Enquanto o jambu é típico da região Norte, comer formigas saúva rainhas, conhecidas como içá ou tanajuras, é uma tradição que nasceu com os índios, passou para os sertanejos e tropeiros e hoje se mantém viva, especialmente no Nordeste.

*A rotina que sabemos que nos mata, mas da qual não conseguimos fugir; o jantar com os amigos que ficou pra trás, porque não deu tempo; ou a família que ficamos sem ver durante meses, porque a correria cotidiana não deixou. Você pode não saber, mas estamos todos dormindo de olhos abertos!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet