Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Carreira

Representante em Cuiabá

Parceria entre Itaipú e governo britânico aumenta chances de bolsas de estudo para brasileiros no Reino Unido

Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito

Parceria entre Itaipú e governo britânico aumenta chances de bolsas de estudo para brasileiros no Reino Unido
No Brasil para divulgar as bolsas de estudo para a modalidade de mestrado no Reino Unido, por meio do programa ‘Chevening’, a coordenadora Caroline MacDonald fez uma visita à escola de inglês ‘Cultura Inglesa’ em Cuiabá para apresentar, esclarecer e incentivar a participação do processo seletivo. A oportunidade aumentou após a parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que custeará duas bolsas por ano na área de energias renováveis. A candidatura já esta aberta e pode ser feita até o dia 08 de novembro.

Leia mais:
Representante do Governo Britânico divulga oferta de bolsas de mestrado para futuros líderes em Cuiabá

O programa quer estabelecer conexões com o Brasil através de pessoas que se mostrem em postura de liderança em seio meio, utilizando do chamado ‘soft power’ (poder suave). Inscrições abertas até 8 de novembro.

Oferecendo a bolsa há 30 anos, o programa chama à atenção de candidatos pela bolsa integral com duração de um ano. Dentre os pré-requisitos, ser brasileiro, graduado, atuar há pelo menos dois anos na área profissional, falar inglês fluente e ao voltar, permanecer pelo menos dois anos no Brasil. Como o objetivo é escolher pessoas que querem fazer a diferença em suas áreas, não há limite de idade para os candidatos.

A parceria com o Parque Tecnológico Itaipu aumentou a chances de quem pretende tentar uma vaga para áreas relacionadas a energias renováveis, inovação, mercados de energia e mobilidade sustentável. A empresa se comprometeu a custear duas bolsas por ano, nos próximos três anos, a contar de 2016-2017.

Em 2015 a parceria resultou em conferências e workshops, possibilitando aos brasileiros acesso aos mais modernos modelos utilizados pelo Reino Unido na área de armazenamento de energia e mobilidade sustentável.

Para o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, “esta parceria se torna interessante por vários aspectos. Primeiro, porque os estudantes ficarão um ano no Reino Unido e, ao retornar, aproveitarão o conhecimento para promover transformações no nosso país. Além disso, a possibilidade de jovens estudantes terem uma experiência internacional em universidades de alto padrão é fantástica, ainda mais em temáticas que são de interesse do Brasil”.

Mais do que uma bolsa para estudos internacionais, o programa procura alguém que deseje ser um líder e que tenha seus objetivos profissionais muito bem definidos e traçados, como explica a representante do governo britânico, Caroline MacDonald ao Olhar Conceito. “Queremos saber por que você precisa desse mestrado, por que o governo britânico vai pagar um ano de estudos pra você? Qual o meu valor para o Brasil e para o Reino Unido e como eu posso criar ligação entre os dois?”.

Com cerca de 46 mil ex-bolsistas, 1500 brasileiros e 5 selecionados de Cuiabá, o programa não tem um limite de selecionados por ano. A variação de valores dos cursos e de gastos para permanência em determinados locais é o que delimita a quantidade de bolsas. Em 2015 foram 1500 inscritos e 83 selecionados. Quanto ao valor pago a cada bolsista, ele varia entre 900 a mil libras.

Como principal dica para conseguir a bolsa de estudos, Caroline destaca a confiança em si mesmo e no que se tem a oferecer para o Brasil e Reino Unido. “É bom passar um tempo preparando a candidatura. Pensar ‘como eu posso me vender? O que eu quero? Como eu posso explicar que vale a pena fazer esse investimento em mim e não em outra pessoa? Porque o Reino Unido vai pagar para eu, brasileiro, passar um ano com tudo pago grátis no Reino Unido? O que eu vou trazer? O que eu ofereço?’”, finaliza.

Mais informações e respostas a quaisquer dúvidas sobre o processo seletivo AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet