Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Gratuito

Sesc promove curso sobre a arte secreta do teatro de bonecos

Foto: Reprodução

Sesc promove curso sobre a arte secreta do teatro de bonecos
Um universo lúdico que permeia a infância e acompanha as crianças de alma. Histórias onde homens/bonecos transitam e transformam brincadeira em arte e cultura. É nessa realidade folclórica do teatro de bonecos que o Sesc Arsenal mergulha por meio de um curso de 25 a 29 de outubro, ministrado pelo artista Chico Simões, que pretende desvendar a arte secreta da criação de criaturas. Mamulengo, Babau, João Redondo, Calunga, Cassimiro Coco. Seja qual for o nome, o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste chega a Cuiabá.

Leia mais:
Três espetáculos encerram a programação teatral de outubro; Confira

Patrimônio imaterial brasileiro, a arte do teatro de bonecos é transmitida oralmente de mestre para aprendiz. Ao contrário do que julgavam os folcloristas, a brincadeira segue se renovando e sobrevivendo às aceleradas mudanças socioeconômicas. O curso contará com a participação de músicos convidados que tocarão ao vivo e acompanharão a brincadeira.

Entre as técnicas de autenticidade do teatro de bonecos, o processo orgânico de observação comportamental e sincronicidade entre brinquedo e brincante. Sincronismo entre voz, movimento, ritmo e sonoplastia, construindo a organicidade característica do Mamulengo.

Jogos e exercícios com auto-expressão, improviso e pré-expressividade fazem parte do curso para ajudar na compreensão prática dos elementos fundamentais desse brinquedo secular e universal. O curso será também acompanhado por músicos populares que, tocando com oficineiros interessados na execução musical, acompanharão todo processo de construção e apresentação das brincadeiras.

O curso é ministrado pelo artista Chico Simões, que acumula experiência de suas andanças pelo Brasil na companhia de sua carroça de mamulengos desde 1982, quando saiu de Brasília para o Nordeste, onde por três anos de São Luís – MA a Olinda – PE cada morada se fez uma oficina de trocas de saberes e fazeres. Após isso, em 1985, voltou a Brasília e fundou o Mamulengo Presepada (www.mamulengo.org).

Chico Simões já visitou, com os bonecos, além de todo Brasil, dezenove países e ganhou vários prêmios, entre eles prêmio Betinho (1994), por atuar na rua com crianças, e prêmio de melhor ator e melhor espetáculo infantil no Festival Nacional Isnard Azevedo (1997). Em 2009 foi artista convidado da Universidad de Berkley – Califórnia – EEUU. É membro, representando as entidades sócio culturais, do CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais.

O curso é gratuito com material disponibilizado pelo Sesc Arsenal, realizado do dia 25 a 29 de outubro, das 16h às 22h. Inscrições AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet