Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Marcelo Rocha

plano de vôo

Leia a coluna de 'Marcelo Rocha': Conexão samba-rock

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Marcelo Rocha

Marcelo Rocha

Você já descobriu onde vai dar o seu melhor rasante neste fim de semana? Não!? Então aperte o cinto: as dicas culturais estão a bordo!

Você sabia que desde que o “samba” era “semba”, ele já era um ziriguidum só? De origem angolana, o gênero musical aportou no país tupiniquim junto com a memória ancestral dos escravos africanos. Pá! Ao ritmo do arrastar de pé, miudinho e maxixado, por terreiros e senzalas, o “semba” era exaltado com batuques de culto aos orixás. Puro axé! De sagrado a profano, ele toca a história de um povo ao dar voz aos morros, becos e guetos.

Chegando ao “asfalto”, logo seguiu no teleco-teco! Na malandragem. Proibido pela polícia nos becos da cidade. Cho-chuá! Oficialmente, é registrado com a música “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, no dia 27 de novembro de 1916. Cem anos depois, o samba continua. Laiá-laiá. E merece ser celebrado. Exaltado. Tanto que, nesta sexta-feira (hoje), a continuidade é certeira e demarcada por um show incrível: da cantora maranhense Alcione, na Musiva.



Com a turnê "Alcione Boleros", Marrom irá desfilar sucessos que pretendem emocionar "à flor da pele" e, ao mesmo tempo, celebrar os seus 45 anos de carreira. Com ela, não há possibilidade de deixar o “samba morrer”. Acompanhada pela Banda do Sol, Alcione tem o dom de imprimir em suas interpretações – sejam elas, em português ou em espanhol – uma visceralidade única por meio de sua voz poderosa e de um coração tropical.

Será uma noite de bambas para coroar uma série de shows de extremo bom gosto na Capital. Ainda mais com a abertura da talentosa Lorena Ly, que com seu som delicado e intimista conquista o coração de Mato Grosso afora.

SÁBADO: Para aqueles que gostam de uma boa apresentação acústica, o grupo Velha Virgens – conhecido por suas letras “sem papas na língua” – irá explorar todo esse potencial num “Workchopp”, neste sábado (03), no Malcom Pub. A banda mais desbocada, divertida e “embriagada” do país está voltando para Cuiabá para agitar o público numa palestra etílica-cantante regada aos sucessos alcoólicos atemporais que acompanham o grupo nessas três décadas de carreira.

É rock direto, sem frescura e com muito humor ácido. Pioneiros na cena independente do país, a banda Velhas Virgens traz em sua bagagem mais de duas mil apresentações e um público que se recicla a cada show. Afinal, como os próprios costumam brincar: “o rock’n’roll é igual a geração Walt Disney. A cada cinco anos renova”. Será um show cheio de energia para todos cantarem com vontade. Com certeza, um dos mais esperados pelo público rock’n’roll do pub de verdade.



A propósito, se o rock pode salvar o mundo, não posso afirmar. Mas, que tem representantes unidos em prol do bem, isso é fato. Sensibilizados com a história de luta de Lorena Santos (de 23 anos) em Cuiabá, músicos de peso entraram no coro pelo tratamento e bem-estar da jovem. Lorena foi diagnosticada há cerca de cinco anos com a “Síndrome de Machado Joseph”, conhecida como ataxia espinocerebelar, que traz como consequências a perda dos movimentos, dificuldades na fala, na visão e até na ingestão de alimentos.

Em vídeo, Tico Santa Cruz (Detonautas Roque Clube), Digão (Raimundos) e Supla convocam todos para participarem do bazar beneficente “Todos Por Lorena” – que irá acontecer neste sábado (03), no Colégio Fênix, no bairro Parque Cuiabá, das 8h às 20h. O evento pretende arrecadar fundos para a viagem/tratamento de Lorena em Bangakok, na Tailândia, onde um procedimento com células tronco pode reverter/amenizar seu quadro.

Contribuir é um ato de carinho ao próximo. Participe também!



AGENDA


Sexta-feira | 2 de dezembro
Nesta sexta-feira, o Bar do Edgare irá embalar o público ao som de Mestre Blues e com a promoção dobro de chopp Louvada. Imperdível!

Sábado | 3 de dezembro

O Duke Bar recebe neste sábado a banda Primeiro Ato. Vale a pena conferir o ótimo gosto musical de Douglas e Vinicius ao navegar por um repertório pop rock de primeira classe.

Para aqueles que curtem uma boa feijoada, o Bar do Edgare aquece as panelas – e o calor cuiabano – com a melhor experiência gastronômica do gênero em “Cuiabaré”. A feijoada terá início às 11h e os interessados ainda irão ganhar de cortesia uma refrescante caipirinha para acompanhar. O som fica por conta de MP Rock e Uba Meirelles.

O samba também irá ganhar tom no Bar do Jarbas, a partir das 15h. Afinal, sábado, cerveja e roda de samba são uma ótima combinação.

Domingo | 4 de dezembro

Que rir faz bem até para a saúde, todo mundo sabe. Neste domingo (04), Rodrigo Sant’anna apresenta “2º Turno de Risadas”, no Cine Teatro Cuiabá.

No palco, o humorista faz uma sátira aos comícios eleitorais por meio de nove “candidatos” que irão defender suas campanhas. Entre eles, a transexual Valeria Vasquez, do programa “Zorra Total”, e Carol Paixão – que ganhou fama no quadro do BBB 2015 –, ambos da Rede Globo. Entre um personagem e outro, Rodrigo Sant’anna ainda encontra fôlego para contar casos engraçados de sua história.

Os ingressos para a sessão das 21h já estão esgotados. Mas, ainda dá tempo de garantir a sua entrada para a sessão extra. O valor é de R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada). Eles podem ser adquiridos por meio do site Tech Tickets ou nas lojas Fcell (Pantanal Shopping, Goiabeiras e Três Américas). Aliás, levando um livro não-didático no dia do evento, paga-se meia-entrada. Bacana!

NA CABINE

A edição brasileira do Maximus Festival 2017 já tem suas primeiras atrações principais confirmadas: as bandas americanas Linkin Park e Rise Against. Enquanto a primeira será a "headliner" do palco Maximus, a segunda se apresenta no palco Thunderdome do festival. Salve na agenda: dia 13 de maio de 2017, no circuito de Interlagos, em São Paulo.
Desenrolando a serpentina, o carnaval de Chapada dos Guimarães já possui uma atração que, com certeza, irá entrar para a memória do público: o CarnaVelhas! A folia, sob o comando da banda Velhas Virgens, possui mais de uma década de estrada e alguns discos. Em Mato Grosso, ela promete "salvar" o carnaval dos amantes do rock.

Na temática das músicas, humoristas e seus personagens tocam marchinhas que exploram maxixes, tangos-chorinhos, sambas de roda e uma infinidade de ritmos híbridos – pano de fundo para peripécias e aventuras inspiradas nos bordões e perfis dos mais diversos personagens da TV, do cinema e do rádio. Mais novidades em breve!

(P.S.: A propósito, vale a pena conferir o rodízio de petiscos do Bar do Jarbas antes dos shows do fim de semana – com destaque para o famoso e super requisitado escondidinho de carne seca. Para não citar os quibes, palitinhos de frango, bolinhos de carne seca sensacionais e a cerveja sempre nevada! Bon appétit!)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet