Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

sem lenço sem documento

Cuiabano viaja o mundo há 4 anos trocando sua arte por hospedagem e passeios

Foto: Reprodução / Instagram

Dódi Coutinho na Bolívia

Dódi Coutinho na Bolívia

Onze cidades no Brasil. Incontáveis cidades em seis países do mundo. Por enquanto, essa é a conta de Dódi Coutinho, cuiabano de 24 anos que há quatro viaja trocando sua arte por hospedagem, alimentação e passeios turísticos.

Leia mais:
Cuiabana faz de seu site de viagens profissão e já conheceu 50 países com lucro de anúncios e roteiros

Dódi se formou em design gráfico e trabalhou como designer multimídia e em diversas agências de publicidade por três anos. Antes disso, já tinha feito uma escultura de quase três metros de altura para tentar entrar no Salão Jovem Arte em Cuiabá, sem sucesso. A vontade de fugir da “rotina quadrada” deu ao garoto outra ideia.

“A vontade de viajar surgiu logo depois que conclui a faculdade de Maketing, senti que aquela era a hora de tomar um novo rumo na minha vida, imaginar os meus dias futuros seguindo aquela rotina quadrada que eu estava vivendo me dava calafrios”, conta. “Decidi pegar minha mochila e sai por ai pintando uns quadros. (...) Para materializar esta vontade, elaborei um projeto chamado “Viagem com arte”, onde pago despesas como hospedagem e passeios turísticos com meus quadros”.



E deu certo. Hoje, Dódi fica de dois a trinta dias em cada cidade, e planeja tudo com antecedência, via email, para não ter surpresas negativas. “Costumo realizar as viagens em baixa temporada, me esforço ao máximo para agendar com até 6 meses de antecedência todos pagamentos com arte em diversos seguimentos de empresas na cidade que vou visitar, faço tudo por e-mail”, afirma. Além das hospedagens, o designer conta que sempre consegue doações privadas que lhe ajudam a custear o transporte e a alimentação.

Para conseguir os parceiros, ele envia dezenas de emails por semana, explicando suas intenções. Muitos ficam sem resposta, mas muitos lhe dão a oportunidade de conhecer um novo destino. “Já aconteceu, por exemplo, de precisar mudar o roteiro de uma cidade para outra por que não consegui nenhum apoio, mas já aconteceu também de enviar somente um e- mail para uns dos resorts mais caros do nordeste e eles aceitarem a minha proposta de primeira”.

Desta forma, ele já foi para Nobres, Chapada dos Guimarães, Pantanal, Bonito, Alto Paraíso de Goiás, Jalapão (TO), Lençois Maranhenses (MA), Jericoacoara (CE), Rio de janeiro (RJ), Florianópolis (SC), além de Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Espanha e França, onde vive atualmente. “Decidi viajar pagando tudo com meu trabalho, por que amo viajar e também por que as viagens me possibilitam deixar uma amostra fixa da minha arte em várias cidades. Antes eu almejava ter meus quadros em galerias, hoje meu objetivo é vê-los na parede de vários lugares pelo mundo”.



Hoje, Dódi está na França. Mas ele não sabe onde pode estar amanhã. “Às vezes me interesso por uma cidade e fico morando um tempo nela. Acontece também às vezes de surgir uma amizade com uma pessoa bacana, que está indo para um lugar que me interessa, e acabo mudando de planos”, comenta.

O designer lembra, por exemplo, de uma época em que planejava voltar para Cuiabá depois de viajar pelo nordeste, mas acabou indo para o Rio de Janeiro, depois para a Argentina, Chile e Bolívia. Por fim, voltou para casa com um ano e meio de atraso.

Há alguns meses, Dódi desembarcou em Barcelona, e hoje está na França, fazendo algumas viagens pelo país. O plano é começar 2018 indo para Berlim, Amsterdam e Londres, depois voltar para a França por tempo indeterminado. “Sinceramente não sei quando vou parar, sei que isso vai acontecer um dia, como tudo na vida, mas no momento estou seguindo meu coração e sinto que estou realizando todos os dias o sonho que tinha de viajar pelo mundo, ao mesmo tempo, fazendo o que gosto”, finaliza.

Quem quiser acompanhar as aventuras de Dódi pode segui-lo no INSTAGRAM, FACEBOOK e no SITE. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet