Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Moda

incentivo

Novo projeto permite que acessórios, brindes e artefatos indígenas de MT sejam comprados pela internet

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Naine Terena

Naine Terena

Incentivar a compra de produtos artesanais, feitos por artistas indígenas, é o objetivo da loja compartilhada hospedada na Fan Page ‘Oráculo’. Brindes, presentes, adereços e acessórios manufaturados estão disponíveis na página, criada com a ajuda de Naine Terena.

Leia mais:
Designer de acessórios que fornece produtos para duplas sertanejas começou tudo com incentivo da esposa

Naine é responsável pela criação da loja, e tem experiência de coordenar um projeto de economia criativa indígena entre os anos de 2014 e 2015. "Estabelecer redes de comercialização dos produtos é uma forma de ampliar e fazer a produção chegar aos grandes centros comerciais no Brasil e no exterior", explica.

De acordo com Naine, a maior fonte de renda das famílias indígenas de todo o Brasil vem da comercialização de produtos manufaturados, o que leva também à maior busca por mercado.

Por este motivo, a pesquisadora criou a página para comercializar pequenos produtos para brindes e presentes corporativos, como chaveiros, pulseiras de baixo custo, enfeites para veículos, entre outros.

Na página, o objetivo é colocar o cliente em contato direto com os artesãos. "Por isso na loja virtual, que está vinculada à página da Oráculo Comunica, cada peça traz o contato do seu artesão. Tem o endereço da página do facebook, telefone e Whatsapp", explica Naine.

A ideia é que, em 2017, os indígenas sejam capacitados para oferecer material de divulgação com melhor qualidade. Atualmente a loja é formada por cinco artesãos, que moram em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nas cidades de Peixoto de Azevedo, Cuiabá e Aquidauana.

Naine reitera que nem todos os produtos são relacionados à cultura indígena, embora as famílias indígenas sejam as produtoras. "Temos além do artesanato indígena, chinelos bordados, livros, camisetas com stencil", finaliza.

Serviço


Veja a FAN PAGE e o SITE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet