Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

requalificação

Casal que se conheceu no Porto há 42 anos aprova orla do Rio Cuiabá: "Vamos vir toda semana passear"

Foto: Olhar Conceito

Auxiliadora e Demétrio moram no Pedra 90

Auxiliadora e Demétrio moram no Pedra 90

A cuiabana Auxiliadora Santana da Cruz, 58, tinha apenas dezesseis anos quando conheceu seu marido na região do Porto, em Cuiabá. Demétrio Rodrigues, 71, é campo-grandense, mas desde que veio fazer um curso na capital mato-grossense e conheceu a amada, não voltou mais. Na noite da última quinta-feira (22), os dois relembraram os velhos tempos e contemplaram todas as mudanças do local durante a inauguração da Orla do Rio Cuiabá.

Leia mais:

Palco do Reveillon na capital, Orla do Rio Cuiabá tem inauguração remarcada pela Prefeitura; veja fotos!

Palco do show da cantora Anitta e da dupla Jonatham e Adam, a Orla recebeu milhares de pessoas em sua inauguração. Pessoas que levam na memória um Porto abandonado e que ficaram felizes com a repaginação.

“Conhecia aqui há 42 anos. Ficou ótimo, excelente. Cuiabá merecia uma orla dessas. Realmente foi um local abandonado pelo poder público. Hoje a gente nota que melhorou bastante. Já estamos combinando aqui, com a esposa, de pelo menos uma vez por semana vir fazer um lanche, vir passear aqui”, contou seu Demétrio.


Foto: Olhar Conceito


Para o secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Alberto Machado, o ‘Beto Dois a Um’, que também esteve presente, a satisfação de ver a obra inaugurada foi imensa. “O rio Cuiabá é a história de Cuiabá, é a história de tudo, que começou por aqui. Cuiabá vivia de costas pro seu início, pra onde tudo começou, e o Mauro Mendes teve a sensibilidade de entender e resgatar isso”, disse ao Olhar Conceito. “Isso aqui resgata, além da nossa história, a auto-estima do cuiabano, abre novas possibilidades, um espaço novo de passeio, de esporte, de lazer, de turismo, de cultura pra população. Eu, como músico, como artista, como secretário, fico muito feliz de poder contribuir um pouquinho. Esse foi um projeto em que muitas secretarias trabalharam simultaneamente, a Prefeitura de Cuiabá trabalhou muito pra que a gente conseguisse, dentro do tempo, entregar o máximo possível. Um pedaço do Aquário ainda vai ficar faltando pro próximo prefeito terminar, mas a requalificação do espaço, não tenho dúvida, aconteceu”.

Na Orla, os visitantes podem usufruir de uma pista de caminhada, quiosques, bares e restaurantes (licitados), além de um espaço de contemplação do rio e academias ao ar livre. As obras incluem a construção de um calçadão com cerca de 1300 metros e, no total, o orçamento é de R$28 milhões.


Foto: Olhar Conceito


Segundo o secretário, a única parte que faltou inaugurar foi o Aquário. “A gente cada vez que vai fazendo a obra quer melhorar um pouquinho mais, mas se a gente comparar com os últimos anos, com a história que estava acontecendo aqui, de droga, de prostituição, de abandono... Hoje é um espaço que a população tem de volta. Resgatou, e agora a população pode tomar posse dele e usufruir”, completou.

Para seu Demétrio, que já morou na região do Porto e hoje vive no Pedra 90, agora é só comemorar: “Viemos pra tudo, viemos cedo pra conhecer a orla, conhecer os trabalhos aí e ficar pro show. Dançar um quadradinho com a Anitta, né?”, brincou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet