Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cinema

edital de audiovisual

Vida de Luciene Carvalho, caso das crianças mortas em incêndio em VG e outras histórias vão virar filmes

Foto: GCom-MT

Vida de Luciene Carvalho, caso das crianças mortas em incêndio em VG e outras histórias vão virar filmes
Treze obras de mato-grossenses foram escolhidas para a Seleção de Projetos Audiovisuais, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Ancine e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O investimento total será de R$5 milhões em curtas, médias e longa-metragens que tem temáticas variadas, desde a biografia de Luciene Carvalho até a suposta vida de Hitler no interior de Mato Grosso e a história das três crianças que morreram após um incêndio tomar conta do barraco onde viviam, em Várzea Grande.

Leia mais:
Com 30 anos de mercado, única locadora de Cuiabá aposta em atendimento e cafeteria para atrair o público

De acordo com a assessoria da Sec, o edital foi lançado em julho de 2016 e contemplava, além de filmes de ficção e animação, telefilmes documentais e pilotos de produtos para TV. Outra iniciativa da SEC, a chamada pública de “Desenvolvimento de Projetos de Obras Audiovisuais”, foi lançada no final de 2015 e teve cinco selecionados, que receberam R$100 mil cada.

Conheça os treze projetos selecionados:

Longas:

Loop – Plano B Filmes

O longa é baseado no conceito de ‘Eterno Retorno’, de Nietzsche, e foca nos ciclos repetitivos da vida, com os mesmos fatos que se repetem indefinidamente. “Mais do que um filme sobre viagem no tempo, Loop é um filme sobre arrependimento. Uma história que oferece ao seu personagem principal algo com o que muitos sonham: uma segunda chance”, diz a sinopse.

A batalha de Shangri-Lá – Molera Filmes

As feridas deixadas por uma sociedade preconceituosa e machista levam à busca pela identidade. O roteiro do longa foi vencedor do “Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos 2015”, na Fundación Carolina, em Madrid, Espanha.

Com isso, teve novo tratamento com orientação do cineasta brasileiro Karim Ainouz (Madame Satã e O Abismo Prateado) e do roteirista argentino Tomàs Aragay (Truman e Do Que os Homens Falam. Shangri-Lá também recebeu consultoria da roteirista Patricia Oriolo.

O Anel de Eva – Latitude Filmes

Trabalho baseado na dissertação de mestrado de Simoni Renée Guerreiro Dias, que afirma que Hitler teria morrido no Brasil, mais especificamente em Nossa Sra. do Livramento, aos 95 anos, sob o nome de Adolf Leipizi, mais conhecido como o Velho Alemão.

O longa conta a história de uma família numerosa e de como a morte do patriarca leva a uma investigação e revela a surpresa da existência de objetos de origem nazista.

Telefilme Documental:

Quem tem medo de Luciene Carvalho – Leão Film


Luciene é autora de 'Insânia' (Foto: Reprodução)

A vida da poeta e escritora cuiabana, membro da Academia Mato-Grossense de Letras que, por meio de sua história, aborda questões como a loucura é o fio condutor do documentário.

Mata Grossa – Artes Brasil


A proposta do filme é resgatar parte da memória feminina do estado, contrariando o tradicional, que sempre foi contar a história pelo viés masculino e machista. A sinopse diz: “A história sempre foi contada pelos capitães generais ou por membros do clero, na sua totalidade, homens e cuja cultura machista, profundamente entranhada nos costumes dessas épocas, impediram qualquer gesto em direção ao reconhecimento da participação feminina na vida política, social e cultural do Estado”.

Média e curta metragem:

Aquele disco da Gal – Leão Film

São quinze minutos que abordam as possibilidades envolvendo relações e configurações familiares da atualidade, com ênfase no vínculo entre pai e filha.

Alma Negra – A Produtora Filmes


Vela teria causado incêndio que matou três em VG (Foto: Wesley Santiago / Olhar Direto)

Inspirado na história real que aconteceu em Várzea Grande em 2016, quando três crianças que estavam sozinhas morreram carbonizadas em um incêndio causado por uma vela.

“Alma Negra pretende ser uma fotografia fiel onde as jovens que vivem em meio à violência doméstica, ao tráfico de drogas, a gravidez precoce, a baixa escolaridade, o subemprego, a pobreza e ao mundo sem grandes expectativas possam se reconhecer e se identificar; e onde aquelas que, por um golpe de sorte ou de merecimento, saíram desse cenário ou nunca precisaram vivenciar tais coisas, possam entender que a vida tem facetas sórdidas e assustadoras”, esclarece a sinopse do filme.

Juba – Molera Filmes


A protagonista do filme é uma jovem malabarista, artista de rua, que engravida na adolescência e fica entre a vontade de exercer sua arte e a necessidade de criar sua filha.

Teodora quer dançar – Molera Filmes

O curta relata lendas urbanas que fazem parte do imaginário e da cultura popular dos cuiabanos. Álvaro, o protagonista, é um jovem e brilhante advogado que sempre priorizou a carreira, até se apaixonar por uma jovem misteriosa que conheceu na Praça da Mandioca.

Bala Perdida – MT Okamura

A vida periférica da sociedade é pano de fundo para esse curta, que conta com a atuação de Nico e Lau para dar leveza à abordagem de temas fortes como a violência urbana.

Piloto de produto para TV:

Ciranda – Leão Film


Treze episódios mostram 14 diferentes tipos de relações afetivosexuais que se dão em cadeia. Transitam pelos episódios personagens cisgênero (pessoas que se identificam com o gênero físico de nascimento) e transgênero (pessoas que não se identificam com o gênero físico de nascimento) com diferentes orientações sexuais heterossexual, homossexual e bissexual de modo a abordar, ao menos uma parte, da multiplicidade de interações e relações possíveis.

Fé e Tradição – Latitude Filmes


O foco são as festas tradicionais de Mato Grosso como a Cavalhada, a Dança dos Mascarados e as festas de santo.

Tem que ser agora – Latitude Filmes

Também com 13 episódios, a série mostra relações sociais e acadêmicas entre cinco protagonistas, seus professores e todo o universo estudantil. O ambiente é uma universidade federal que reúne pessoas com diferentes bagagens e criadas em contextos diversos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet