Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

parcerias

Museus da capital podem funcionar nos finais de semana com novos contratos de gestão

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Museu Histórico de Mato Grosso

Museu Histórico de Mato Grosso

O Museu de Arte (Residência dos Governadores), a Galeria Lava Pés, o Museu de Arte Sacra, o Museu Histórico e o Museu de História Natural (antigo Museu de Pré-História) podem ter seu horário de funcionamento estendido, por exemplo, para os finais de semana. Isso porque a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) abriu editais para a gestão das cinco instalações por Organizações da Sociedade Civil (OSCs). As inscrições vão até dia 2 de fevereiro.

Leia mais:

Reabertura do Cine Teatro traz perspectiva de avanço e cursos profissionalizantes de arte já começam neste ano

O sistema será o mesmo que foi implantado no Cine Teatro de Cuiabá, que hoje é gerenciado pela Cia Cena Onze. De acordo com a assessoria da SEC, as Organizações serão responsáveis pela administração do espaço, bem como a realização de atividades e programas que promovam o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial e fortaleçam os setores e segmentos culturais no Estado, democratizando o acesso da sociedade às artes e à cultura.

“Quem ganha com isso é a população. Por exemplo, queremos abrir o museu no final de semana, mas o servidor tem horários de expediente, e como administramos o espaço de forma compartilhada, para o parceiro fica mais fácil, por exemplo, a criação de um café lá dentro, ampliar os horários, e isso tem muito a ver com equipamentos culturais”, explica o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.

Para chegar a essa forma de administração, a Secretaria primeiramente organizou consultas públicas, em novembro de 2016. Via internet, profissionais do setor, especialistas, pessoas da comunidade diretamente atingida e da sociedade em geral podiam mandar sugestões a respeito da iniciativa.

Agora, a ideia é lançar ainda neste mês um novo edital prevendo a gestão do recém-inaugurado Memorial Rondon, Complexo Turístico e Histórico de Mimoso. Idealizada para comemorar os 150 anos do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, a obra ficou parada por mais de 10 anos, e só foi concluída na atual gestão.

Os contratos de gestão feitos com as OSCs têm duração de cinco anos, valendo de 2017 a 2021. Os valores repassados a estas instituições também foram revistos e ampliados, o que irá impactar positivamente nas atividades realizadas e na programação ofertada à sociedade.

Quem quiser se inscrever pode acessar o edital AQUI. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet