Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

MT Escola de teatro

Candidatos aos cursos profissionalizantes de teatro participam de 'Ateliê de Criação' em seleção

Foto: Reprodução / Ilustração

Candidatos aos cursos profissionalizantes de teatro participam de 'Ateliê de Criação' em seleção
A primeira etapa do segundo momento de seleção para a MT Escola de Teatro aconteceu no último sábado (4), no Cine Teatro Cuiabá, com 112 candidatos. No final de 2016, 600 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Leia também:
Candidatos às vagas da MT Escola de Teatro devem passar por mais duas seletivas

Neste final de semana os pré-selecionados se reuniram com a equipe artística e pedagógica da escola para participar de um ‘Seminário de Apresentações’, além de esclarecimentos sobre as propostas dos cursos e projetos previstos.

A próxima fase da seleção, agora, acontece no próximo sábado (11) e domingo (12), com o ‘Ateliê de Criação Teatral’, que consiste em trabalhos práticos ligados ao teatro e aos cursos escolhidos por cada candidato.

Para Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), o número de inscrições é expressivo e por si só justifica a existência da escola em Mato Grosso. "É muito bom estar aqui e poder criar essa relação com a cidade. É uma oportunidade ímpar de estar em diálogo com os artistas daqui e, de fato, sistematizar uma formação na área artística, ampliando o eixo cultural brasileiro que muitas vezes fica somente entre São Paulo e Rio de Janeiro", comenta.

A MT Escola de Teatro oferece 50 vagas para sete cursos profissionalizantes, e o sistema pedagógico utilizado será o desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América latina.

"Esse Segundo Momento tem como perspectiva, que a gente chama de ateliê, olhar para cada um dos candidatos e perceber qual é o seu potencial artístico e as habilidades que eles trazem", explica Joaquim.

De acordo com a assessoria, todos os selecionados para as avaliações específicas deverão comparecer ao Cine Teatro Cuiabá nas datas e horários descritos no edital de convocação, com roupas confortáveis que possibilitem o trabalho prático durante os ateliês de criação.

As aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet