Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

engenharia

Alunos da UFMT participam de competição de 'ponte de espaguetes'; recorde de resistência é de 47kg

Foto: Reprodução / Ilustração

Alunos da UFMT participam de competição de 'ponte de espaguetes'; recorde de resistência é de 47kg
Estudantes dos cursos de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se enfrentam hoje na 7ª “Competição de Pontes de Espaguetes”, a partir das 13h, no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenhara e Tecnologia (Faet).

Leia também:

Alunos de engenharia e arquitetura da UFMT constróem ponte de macarrão que suporta 45 vezes seu peso

O objetivo é a construção de pontes resistentes a peso. Atualmente, o recorde (considerando o vão de um metro), é de 47kg. Durante os seis anos de competição, já participaram estudantes dos cursos de Engenharia dos campi de Cuiabá e do Araguaia, e de Arquitetura e Urbanismo, campus de Cuiabá.

De acordo com a assessoria, o objetivo do evento é fazer com que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, nas disciplinas de Resistência dos Materiais I, Resistência dos Materiais II, Estática das Estruturas, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeira, Introdução à Análise Matricial das Estruturas e Arquitetura, por meio da construção de um modelo reduzido de uma ponte treliçada utilizando macarrão do tipo espaguete como material estrutural.

A entrada do evento é livre para toda a comunidade, e a prova de carga será realizada das 13h às 18h. Milton Soares Filho, coordenador do evento, considera a competição uma boa forma de aplicar os conhecimentos teóricos. Segundo ele, os cálculos utilizados para projetar a estrutura da ponte de espaguete são semelhantes aos cálculos utilizados no projeto de uma estrutura real.

O evento também possui objetivo social, já que mais de 400 kg de macarrão, tipo espaguete, foram doados no ato das inscrições e entregues para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae); para a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACC), para o Lar dos Idosos Abrigo Bom Jesus e para o Asilo Lar da Providência, em Aragarças-GO.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet