Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

durante todo o dia

Aula inaugural da MT Escola de Teatro acontece no sábado e terá espetáculo aberto ao público

Foto: Reprodução / Ilustração

Aula inaugural da MT Escola de Teatro acontece no sábado e terá espetáculo aberto ao público
A aula inaugural dos sete cursos da MT Escola de Teatro acontece no próximo sábado (4), com ‘ritual do pão’ e apresentação de espetáculo à noite. No total, foram aprovados 56 candidatos que assistirão às aulas durante dois anos.

Leia também:

Candidatos às vagas da MT Escola de Teatro devem passar por mais duas seletivas

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), instituição que desenvolveu o sistema pedagógico utilizado em Mato Grosso, explica que a inspiração para esse primeiro dia surgiu da própria origem do teatro, que está vinculada aos rituais e encontros entre pessoas.

"Receberemos essa primeira turma da MT Escola de Teatro com um ritual que fará um brinde a Dionísio, o deus do teatro. É um momento em que chamamos a atenção para questões ligadas ao ofício do artista da cena".

De acordo com a assessoria, além do ritual, o primeiro dia também terá uma mesa de discussão e debate das bases do projeto. Participam da mesa especialistas de Mato Grosso e outros estados, que vão abordar as abordar estratégias de descentralização da produção artística mato-grossense.

"Os novos profissionais passarão dois anos na Escola, em um processo intenso de formação", comenta Joaquim. A Adaap administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

Escola

Mais de mil vagas serão ofertadas na MT Escola de Teatro, dentre os cursos de longa duração e os de curta, também chamados de cursos de extensão. "Os alunos selecionados terão acesso ao que existe de melhor, no Brasil e exterior. Não é exagero, já que a MT Escola utilizará uma metodologia de ensino que vem sendo adotada por algumas das principais universidades do mundo e terá como docentes profissionais de reconhecido destaque. Alem de atores e diretores, a Escola também terá como foco a formação de técnicos, com o objetivo de prepará-los e inseri-los no mercado de trabalho", ressalta o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.

Para os primeiros cursos, foram recebidas 660 inscrições. O processo seletivo foi realizado em dois momentos, um com entrevistas presenciais e outro com um Seminário de Apresentação e os Ateliês de Criação.

No final, foram ofertadas 55 vagas para os seguintes cursos: atuação (20), cenografia e figurino (05), direção (05), dramaturgia (05), iluminação (05), sonoplastia (05) e produção cultural (05). As aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos finais de semana, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana.

Espetáculo

No final da noite, após o intenso dia de atividades, será apresentada a peça ‘Prego na Testa’, com o ator Hugo Possolo, fundador do grupo Parlapatões, de São Paulo. Hugo interpreta sete personagens, que estão em qualquer metrópole.

A apresentação será aberta à comunidade, e a entrada custará 2 quilos de alimentos não perecíveis por pessoa. Os alimentos devem ser entregues na bilheteria do Cine Teatro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet