Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

no ganha tempo

Exposição em homenagem às mulheres tem fotos e textos de personalidades históricas e políticas

Foto: Karen Malagoli/ALMT

Exposição em homenagem às mulheres tem fotos e textos de personalidades históricas e políticas
O Dia Internacional da Mulher acontece na próxima quarta-feira (8), e para homenageá-las a Assembleia Legislativa (ALMT) realiza, desde a última sexta (3), a exposição “Mulheres Mato-Grossenses, e que Mulheres”, dentro do Ganha Tempo, unidade Praça Ipiranga, em Cuiabá. A mostra fica ali por uma semana, até o dia 15 de março.

Leia também:

Projeto resgata História e Cultura dos bairros tradicionais de Várzea Grande

Esta não é a primeira vez que o Instituto Memória comemora o dia da mulher. De acordo com a assessoria, as mostras são feitas desde 1998, “sempre agregando em seu acervo novas personagens de Mato Grosso”.

Desta vez são homenageadas Tereza de Benguela, que liderou movimento abolicionista no estado, e Laurinda de Lacerda Cintra, a Doninha do Tanque Novo, que foi presa a mando em decorrência de suas atividades místicas, além de deputadas estaduais e federais, a primeira prefeita eleita do Brasil e a vereadora que por mais tempo ficou na Câmara Municipal.

“Escolhemos o Ganha Tempo da cidade por ser um local de grande movimento e que reúne pessoas de diferentes origens e níveis sociais para democratizar o conhecimento”, afirma Isis Catarina Martins Brandão, servidora do Instituto e que é uma das homenageadas da exposição.

Na mostra são apresentadas fotografias e textos sobre as mulheres que representam Mato Grosso historicamente, politicamente, economicamente, juridicamente e socialmente. “Mulheres Mato-Grossenses, e que Mulheres” conta com a parceria da Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Setas), que cedeu o espaço no Ganha Tempo.

Conheça as homenageadas:

Mulheres Históricas: Teresa Benguela; Maria Dimpina Lobo Duarte; Doninha do Tanque Novo; Maria de Arruda Müller; Madre Maria Cerutti; Zulmira Canavarros; Dunga Rodrigues.

Mulheres Políticas: Serys Marly – 1ª senadora por Mato Grosso; Teté Bezerra – 1ª deputada federal por Mato Grosso; Oliva Enciso – 1ª deputada estadual de Mato Grosso; Sarita Baracat – 1ª deputada estadual de MT pós-divisão; Thais Barbosa – 1ª deputada estadual constituinte de MT; May do Couto – 1ª a presidir a Câmara Municipal de Cuiabá e, a partir de 2000, todas as mulheres que conquistaram mandato eletivo nas esferas parlamentares do estado e federal.

Mulheres Pioneiras: Shelma Lombardi – 1ª desembargadora; Maria Helena Póvoas – 1ª presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT); Luzia Guimarães – 1ª reitora da UFMT; Nilza Queiroz – 1ª a presidir a Academia de Letras de Mato Grosso; Iraci França – 1ª a assumir interinamente o governo do estado, entre outras, como Madalena Rodrigues, Marilza Ribeiro, Dona Nina e Antonieta Ries Coelho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet