Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

berimbau de ouro

Mato-grossense recebe prêmio em Salvador por escultura gigante de capoeirista

Foto: Reprodução / Ilustração

Mato-grossense recebe prêmio em Salvador por escultura gigante de capoeirista
O artista sorrisense Jakson Moura recebe, nesta sexta-feira (10), o prêmio ‘Berimbau de ouro: Valorização e Reconhecimento 2017” em Salvador, capital da Bahia, por sua escultura ‘Tributo à Capoeira’, localizada na Praça da Juventude de Sorriso (395km de Cuiabá). A escultura tem 3,20 metros de altura e 4 de comprimento, e é um dos cartões postais da cidade.

Leia também:
Artista cacerense homenageia pintor João Sebastião com exposição que exalta as águas e fauna de Mato Grosso 

Jakson é pintor e escultor, e para fazer este tributo utilizou 10 sacos de cimento, oito barras de ferro e meio metro de areia. No total, foram 25 dias de produção até chegar ao resultado final. De acordo com o escultor, a riqueza de detalhes é resultado de sua familiaridade com a capoeira.
 
“Faço capoeira desde que era criança. Com essa escultura eu quis enaltecer esse esporte e de certa forma, retribuir todo o bem que a capoeira me fez. Me sinto honrado por receber esse prêmio e pelo capoeirista fazer parte da paisagem urbana da cidade de Sorriso”, disse o artista.
 
Além deste prêmio, o sorrisense já foi convidado para expor duas de suas obras em Paris, na Galeria Artitude, e em 2016 esculpiu um frango de dez metros na cidade de Lucas do Rio Verde, já que a ave é símbolo da produção em grande escala da cidade.
 
“Gosto de trabalhar com o concreto por sua versatilidade e durabilidade. O cimento ainda fresco se assemelha à argila e isso me dá uma sensação de liberdade para criar e modelar esculturas, independentemente do tamanho que elas sejam”, concluiu.
 
Berimbau de Ouro, o prêmio recebido por Jakson, é a maior do segmento de capoeira, e tem por objetivo homenagear iniciativas que contribuem para o fortalecimento, valorização e visibilidade do esporte. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet