Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

14-bis

Exposição itinerante sobre Santos-Dumont chega a Cuiabá

Foto: Divulgação Itaú Cultural

Exposição itinerante sobre Santos-Dumont chega a Cuiabá
Mais uma exposição nacional itinerante chega a Cuiabá. Depois da 32ª Bienal de São Paulo, aterrissa na capital a exposição Santos-Dumont na Coleção Brasiliana, do Itaú Cultural. A mostra vai acontecer no Palácio da Instrução no segundo semestre de 2017 graças a uma parceria com o Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Estarão à disposição do público, obras que remontam a trajetória de Santos-Dumont, incluindo objetos, documentos, fotos e até mesmo uma réplica em tamanho real do aeroplano Demoiselle, suspenso no ar.
 
Leia mais:
Exposição em homenagem ao Dia Nacional do Jeep acontece no Parque das Águas

É a primeira vez que a mostra alça voo para fora da capital paulista, local onde ficou em cartaz de 26 de novembro de 2016 até janeiro deste ano (2017), ano em que se completaram 110 anos do primeiro vôo do 14-Bis.
 
O Palácio da Instrução A proposta do instituto é democratizar o acesso à Coleção Brasiliana Itaú, que conta com objetos, documentos e fotos originais do brasileiro que se dedicou à inovação, ao design e à ciência.

A exposição leva o visitante a uma viagem por diversos lugares e momentos que fizeram parte da história do inventor, como a fazenda Cabangu, onde nasceu, e a Belle Époque francesa, em que conquistou sua fama internaciional.

Há ainda imagens que resgatam os balões, dirigíveis e aeroplanos, bem como uma reprodução de sua biblioteca, com publicações que o inspiraram, além de algumas de sua autoria.

A coleção conta com grande quantidade de jornais. Isso se dá por um costume de Santos-Dumont – para não perder nada do que era publicado sobre ele e suas invenções mundo afora, contratou pelo menos quatro empresas especializadas em rastrear jornais. Assim, toda vez que seu nome era mencionado, recebia um recorte da reportagem. Apesar de muitos deles estarem em francês, é possível ler os textos traduzidos, junto aos originais.

Completam o acervo que será mostrado ao público os bilhetes postais, uma febre do início do século XX, estampados com fotografias do aviador. Neles é possível ver Santos-Dumont com alguns de seus inventos. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet