Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

lançamento terça

Editais Circula MT, Prêmio Tradições e Prêmio Territórios devem realizar mais de 540 ações

Foto: Reprodução / Ilustração

Editais Circula MT, Prêmio Tradições e Prêmio Territórios devem realizar mais de 540 ações
Os editais Circula MT, Prêmio Tradições e Prêmio Territórios, realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, serão lançados na próxima terça-feira (11), a partir das 19h, no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. No total, 51 projetos foram aprovados nestes editais, que darão conta de mais de 540 ações em 56 municípios.

Leia também:
Depois do Despraiado, Porto, Parque Cuiabá e Tijucal serão revitalizados com o 'Cidade Viva'
 
De acordo com a assessoria da Sec, serão atingidas ao menos 85 mil pessoas de regiões com acesso limitado a ações culturais, como assentamentos, centros socioeducativos, aldeias e quilombos. Esta já será a segunda edição destes editais, e participam da assinatura dos contratos o governador Pedro Taques e o secretário de cultura Leandro Carvalho.
 
Serão investidos nestes editais R$ 2.774.581,11, que vão se traduzir no fortalecimento e estímulo à cadeia produtiva da cultura, e cerca de 400 profissionais estarão envolvidos na realização dos projetos.  


De acordo com o secretário Leandro Carvalho, um dos principais objetivos é a descentralização cultural. “Foram ampliados os números de assentamentos, quilombos e aldeias que receberão os projetos. Sem contar, que muitos deles alcançarão os extremos do Estado. É o artista chegando mais longe, protagonizando essa intensa movimentação pelo território mato-grossense”. 
 
Ainda de acordo com o secretário, além dos shows, espetáculos e exposições, ainda haverá a gravação de músicas em estúdio e produção de catálogos de exposições. Além disso, os prêmios Territórios e Tradições vão gerar também documentários e livros, entres eles, um livro com conteúdo dedicado à conservação da ancestralidade wauja e ainda, sobre a culinária quilombola.
 
“Os momentos de troca entre artistas e público promovem o intercâmbio de experiências, formam e ampliam plateias ao tempo em que contribuem para o amadurecimento dos profissionais”, disse Leandro. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet