Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

Como uma das maiores vozes do soul da atualidade saiu do metrô para a glória

À beira de completar 65 anos, Charles Bradley relembra sua trajetória. Passou a infância com a avó na Flórida. Nunca soube quem era seu pai. Um dia, quando tinha 8 anos, veio uma mulher, disse que era sua mãe e que iria levá-lo de volta com ela para Nova York. Aos 14 anos, deixou o porão da casa em que a mãe o abrigara e preferiu viver nas ruas. Dormia nos vagões do metrô para não morrer de frio. Cheirava cola. Passou 62 anos de sua vida em empregos duros. Ele nem mesmo sabia que podia cantar, seus amigos é que o fizeram notar isso.

Há pouco mais de dois anos, o compositor e baixista Gabriel Roth, produtor da Daptone Records, uma gravadora do Brooklyn, NY, o viu cantando com uma banda sob o codinome de Black Velvet. Roth não teve dúvidas: estava ali, bem na sua frente, uma das maiores vozes do soul, do mesmo quilate de um Otis Redding, Wilson Pickett, Al Green e James Brown (que ele imitava).

Seu primeiro disco, No Time for Dreaming (2011), saiu em seguida e foi um assombro. O segundo, Victim of Love, acaba de desembarcar no Brasil pela gravadora Deck Discs. Nada pode ser mais cortante que o soul psicodélico de Bradley.

"A única coisa que me restou das ruas foi o amor. A maior lição que trouxe de lá foi ser eu mesmo, sempre achar um jeito melhor de não deixar de amar", disse Bradley ao Estado, na sexta passada, falando por telefone de Londres, onde cumpria parte da turnê europeia. Sua descoberta da música se deu por intermédio de James Brown, que viu no Teatro Apollo quando tinha 18 anos. Nos anos 1990, quase morreu de uma febre que não sabe a causa, chegou a 104,7 graus. Hoje ele está por cima da carne seca, mas não há nenhuma sombra de amargura em sua voz, nem de revanchismo.

A Daptone, o bunker onde se reinventou a soul music na América, não é exatamente um palácio 5 estrelas. "Sharon Stone refez a rede elétrica da casa e Charle Bradley trocou o encanamento, além de construir a escada que dá acesso ao porão onde guardamos nosso estoque", afirmou o boss, Gabriel Roth, que recolocou o melhor som americano de volta nas ruas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet