Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

PROMESA DE CAMPANHA

Pós tempos de abandono, integração cultural dos municípios de Mato Grosso tende a deslanchar

Foto: Maria Anffe / GCom MT

Pós tempos de abandono, integração cultural dos municípios de Mato Grosso tende a deslanchar

 
O período em que era “cada um por si e Deus por todos”, ficou no passado, para a cultura de Mato Grosso. A partir de agora, será como a promessa dos mosqueteiros: “um por todos e todos por um!”.
 
O compromisso foi firmado pelo governador José Pedro Taques (PSDB) e o secretário de Estado de Cultura, maestro Leandro Carvalho, com dezenas de secretários municipais, superintendes e coordenadores de cultura, nesta quarta-feira (12), no Cine Teatro Cuiabá, durante o Fórum de Gestão Cultural.

Leia Mais:
- Impossível não sentir coração bater forte em Paixão de Cristo; milhares se emocionam e muitos choram no Sesi Papa
 
- Projeto aprovado pela Secretaria de Cultura de MT visa preservação do conhecimento indígena

“Mato Groso ficou parado durante um tempo na área cultural e nós estamos resolvendo este problema, na medida do possível. E é essencial que possamos falar e desenvolver os equipamentos e as manifestações culturais, como super Festa Gaúcha de Sorriso ou a grande Festa Gaúcha de Querência, que vai ter o maior encontro de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), em julho”, argumentou Pedro Taques, para a reportagem do Olhar Direto. Ele recordou tratar-se de uma das promessas de campanha eleitoral de 2014, para   o setor.
 
“Temos de respeitar a forma de viver de cada um. Não podemos criticar a forma de viver e as manifestações culturais do outro. Por isso, é essencial o trabalho do Conselho Estadual, Plano Estadual e Fundo Estadual, o nosso CPF”, justificou Taques.
 
Leandro Carvalho recordou que, em 2016, Pedro Taques sancionou as leis que democratizaram a cultura mato-grossense. “Objetivo do encontro é promover a integração entre Estado e municípios, na construção de políticas públicas interligadas”, explicou o secretário de Estado de Cultura.
 
Representantes de quase 80 municípios estão no Cine Teatro Cuiabá. O superintendente de Cultura da Prefeitura de Várzea Grande, Gastão Marques Filho, afirmou que existe a busca por uma Parceria Público Privada (PPP) para construção do Teatro Municipal. “Necessitamos de know-how e apoio do Estado, pra concretizar, porque as conversações estão avançadas com a área cultural de uma grande instituição financeira do Brasil”, Gastão Marques.
 
A secretária de Cultura de Campos de Júlio, Neuza Gouvêa, classificou como de suma importância a nova legislação estadual, porque assegura tratamento igualitário. “Houve um apagão cultural em Campos [de Júlio] e somente agora estamos retomando os projetos”, ponderou ela.

O encontro continua nesta quarta-feira (12) com palestras e debates e prossegue até o início da noite desta quinta-feira (13). No final, serão escolhidos os representantes da Comissão Intergestores Bipartite e os desafios para implantação dos CPFs, nos municípios: Conselho Municipal, Plano Municipal e Fundo Municipal de Cultura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet