Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Coach Iracema Irigaray

Coaching, um outro olhar

Coach Iracema Irigaray fala sobre Gestão Emocional ou Inteligência Emocional

Foto: Divulgação

Coach Iracema Irigaray fala sobre Gestão Emocional ou Inteligência Emocional
Nestas próximas semanas iremos falar sobre Gestão Emocional ou Inteligência Emocional, uma competência extremamente fundamental nos dias de hoje e muito desenvolvida nos atendimentos de coaching. O seu QI te conduz ao seu cargo, mas é a IE que irá mantê-lo lá.

Gracieli Pizatto, coach pelo ICI e parte da diretoria da ICF-MT traz as reflexões desta semana: “A inteligência emocional é dividida em quatro pilares: Autoconsciência, Autogestão, Consciência Social e Gestão dos Relacionamentos. Nesse artigo vou focar na Consciência Social e na Gestão dos Relacionamentos, porém, não é possível se relacionar bem com os outros se não estivermos bem com as nossas emoções.

Portanto, a Autoconsciência, é a base para as demais. A Consciência social consiste em perceber e reconhecer as emoções dos outros. A Gestão dos Relacionamentos consiste em estabelecermos vínculos à longo prazo e relações saudáveis. Pequenas atitudes voltadas para o outro fortalecem a sua imagem e suas relações. Segue quatro dicas para você praticar a Consciência Social e a Gestão dos Relacionamentos no seu trabalho e na sua vida:

1) Observe e reconheça os sentimentos dos outros sem julgamentos. Ter a consciência que as pessoas são diferentes e que isso é saudável é o primeiro passo para que consiga, de forma genuína, perceber o que se passa com as pessoas que te cercam, mesmo que você não concorde com elas.  

2)Pratique a arte de ouvir.Saber ouvir verdadeiramente é uma arte. Conseguir silenciar a sua mente e se concentrar no que o outro está falando é praticar a Presença. Algo muito difícil, mas muito importante para qualquer relação, pois atualmente investimos muito tempo para atividades e pouco tempo para as relações.

3)Comunique-se bem. Seja direto e claro com as pessoas. Sem ser agressivo e sem ser passivo, chamamos isto de comunicação assertiva. Esse estilo de comunicação favorece relações maduras e construtivas. Perceba o que o outro tem de bom e elogie com frequência. Bons líderes reconhecem e reforçam o positivo.

4)Invista nas relações. Tenha um tempo para conversar com as pessoas, fazer contatos, ir a eventos sociais e cultivar as relações mais importantes. Da mesma forma que uma planta não cresce sem cuidado, as relações não florescem sem uma comunicação saudável e permanente. O melhor conceito de sucesso é a quantidade de pessoas que você ajuda a ter sucesso ao longo do caminho. Estamos todos conectados e, quando ajudamos o outro, o bem volta para nós de alguma forma. Cuide de sua carreira contribuindo com algo maior e perceba um propósito significativo no que faz.

Boa sorte e sucesso!



*Iracema Irigaray N Borges, é coach pelo ICI-Instituto de Coaching Integrado, SP e parte da diretoria de desenvolvimento da ICF- Federação Internacional de Coach, capítulo MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet