Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

YES, I CAN...

‘Nova Voz’ ensina novos idiomas, civismo e direitos humanos a jovens

Foto: Reprodução

‘Nova Voz’ ensina novos idiomas, civismo e direitos humanos a jovens
Projeto que visava oferecer aos Poliais Militares a oportunidade de falar um segundo idioma é ampliado e passa a atender adolescentes, estudantes de escolas públicas e bolsistas em colégios particulares. O projeto ‘Nova Voz’ é desenvolvido pelo 10º Batalhão (BPM) desde junho de 2011, em parceria com o Goiabeiras Shopping e atende 60 jovens. O encerramento está previsto para junho de 2014.

Flash Mob de músicos em voo comercial surpreende passageiros e vira sucesso na internet
Prática ganha público e mostra que não é "só para marinheiros e prostitutas"

De acordo com a assessoria da polícia militar, durante o curso é aplicada uma metodologia focada na gramática e conversação, o projeto possibilita aos alunos comunicar por meio dos idiomas espanhol e inglês.

Segundo a professora de língua inglesa, Lia Magda Pinto Klain, há necessidade do total envolvimento dos estudantes. “Fico encantada com o aproveitamento deles. Para esses adolescentes, que nunca tiveram um contato com a língua estrangeira dessa forma tão direta, como é desenvolvido pelo projeto, acredito que eles vão longe. Tem muita pedrinha preciosa aqui”, considera.

Karoliny Vitória Barros Lopes, de 17 anos é aluna da turma de espanhol, a adolescente terá a oportunidade de por em prática todo o conhecimento adquirido durante o primeiro ano do curso, na ‘Jornada Mundial da Juventude’, que será realizada neste mês, no Rio de Janeiro. A jovem embarcou para Cidade Maravilhosa nesta sexta-feira (12-07).

“É uma oportunidade única que o projeto pôde proporcionar. Hoje falo e ouço com muita facilidade o idioma espanhol e consigo comunicar com muita clareza. E durante a jornada esse aprendizado vai contribuir muito para a atividade que vou desenvolver lá”, explica Karoliny, que é web-repórter da Arquidiocese de Cuiabá.

Cidadania

A assessoria ainda explicou que, pelo fato do projeto ser desenvolvido dentro da sede do comando do 10º Batalhão de Polícia Militar, os alunos, além do conhecimento da língua estrangeira, acabam recebendo instruções de civismo, cidadania e direitos humanos.

Para a professora Lia Magda, “o ambiente militar proporciona isso aos jovens, como adoção de valores, atitudes, algo a mais que em outro ambiente escolar, talvez, poderia não oferecer”.

Segundo o comandante do 10º BPM, tenente coronel Alexandre Correia Mendes, “é um orgulho fazer parte desse trabalho”. Para ele, esses jovens terão mais um ano de aprendizado e, ao final do projeto, terão a oportunidade que trabalhar de forma voluntária durante a Copa do Mundo de 2014, com orientações aos turistas e atendimento aos demais visitantes nos pontos turísticos de Cuiabá.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet