Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Turismo

veja programação

'Semana do Meio Ambiente' discute turismo sustentável em palestras, mesas redondas e mais

Foto: Divulgação

Nobres

Nobres

Uma semana voltada à discussão sobre a importância do turismo sustentável para o desenvolvimento cultural, social e terrotorial de Mato Grosso começa na próxima segunda-feira (5). Promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), a 13ª Semana do Meio Ambiente terá como tema 'Territorialidade, Cultura e Identidade: Ecoturismo em Mato Grosso'.

Leia também:
Em congruência com declaração da ONU, FIT Pantanal terá como tema "Turismo Sustentável para o Desenvolvimento"

Serão promovidas diversas palestras e minicursos entre segunda (5) e quarta-feira (7). A programação começa, ainda, com uma abertura oficial com show da cantora Lorena Ly, palestra com a professora e pesquisadora em Educação Ambiental Michele Sato e o lançamento de uma consulta pública a respeito do Programa Nacional de Educação Ambiental. Durante os três dias de evento haverá, ainda, oficina sobre parede de escalada e slackline ministradas pela Companhia da Aventura.

O tema deste ano foi decidido com base na bandeira levantada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2017 como o 'Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento'. Este foi, também, o tema da ‘Feira Internacional de Turismo do Pantanal’ (FIT Pantanal 2017).

Carlos Fávaro, vice-governador e secretário da Sema, explica que este será um espaço propício para se desmistificar o assunto, oportunizando que as informações sobre o desenvolvimento aliado ao ecoturismo cheguem até as pessoas. "Nosso Estado é rico turisticamente. Tem um potencial incrível, com belas paisagens, como rios, parques, montanhas, e esse é o momento para mostrar à população que o ecoturismo é necessário para a preservação do meio ambiente".

A superintendente de Educação Ambiental, Vania Montalvão, explica que a Semana do Meio Ambiente segue as diretrizes da educação ambiental que busca garantir o processo harmônico entre Estado e sociedade por meio do diálogo permanente. "Por isso abrimos esse espaço para a comunidade mato-grossense refletir e debater sobre o ecoturismo e a valorização das múltiplas territorialidades, culturas e identidades como assuntos primordiais para implementação de políticas públicas ambientais sustentáveis".

Quem quiser participar do evento deve se inscrever AQUI e preencher o formulário. Haverá entre 10 a 30 vagas para oficinas e minicursos, e entre 30 e 200 para palestras e mesas redondas.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente foi instituída em Mato Grosso, pela Lei n° 7937/2003. O Dia Mundial do Meio Ambiente é 5 de junho, e a comemoração acontece próximo a essa data.

Veja a programação completa AQUI  se inscreva AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet