Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

solidariedade precoce

Mato-grossense cria projeto social aos 13 e dá brinquedos para mais de cem crianças anualmente

Foto: Arquivo Pessoal

Foto da 2ª edição do projeto

Foto da 2ª edição do projeto

Ela tinha apenas treze anos, mas já sentia que precisava fazer alguma coisa para melhorar sua cidade, Indiavaí, localizada a 367km de Cuiabá na região metropolitana de Cáceres. Em 2014, perto do natal, Rhillary Milleid, hoje com 16, decidiu criar uma campanha de arrecadação de brinquedos. Ano passado, o projeto evoluiu e a garota conseguiu organizar uma festa de dia das crianças para cerca de duzentos pequenos.

Leia também:
Empresa promove doação de alimentos ao Hospital de Câncer e busca produtos na casa do doador

Indivaí, de acordo com o censo do IBGE de 2010, tem uma população de 2407 pessoas. No primeiro ano do projeto de Rhilary, foram cem crianças que receberam os presentes de natal. “A minha família sempre foi de ajudar os outros, e eu pensei que queria fazer alguma coisa também”, lembra. “Falei com duas amigas que prometeram me ajudar, e com meus pais, e passamos a colar cartazes nas ruas da cidade”.

No segundo ano do projeto – que ela nomeou de ‘Se você sorri, eu sorrio’ – Rhillary já conseguiu 126 brinquedos. “Muitos comerciantes nos ajudavam, e até pessoas de outra cidade. Se davam dinheiro, nós mesmos íamos comprar os presentes”.

Foi neste ano também, 2015, que a garota teve o reconhecimento do governador do estado. “Nós viajamos para Cuiabá com a escola e conhecemos o Palácio Paiaguás. Eles passaram um questionário pra gente perguntando como poderíamos melhorar a cidade e eu contei sobre o projeto. Depois eles me convidaram pra ir lá na frente e o governador me parabenizou”.

A visibilidade deu mais reconhecimento ao trabalho de Rhillary. Na época, seu projeto foi tema de matérias na Secretaria de Estado de Educação, e ela conseguiu mais apoio ainda em Inidavaí.

“No ano passado então, eu quis fazer alguma coisa diferente, uma festa mesmo e no dia das crianças. Conseguimos arrecadar 180 brinquedos e ainda fizemos uma festa com cachorro quente, refrigerante, algodão doce, pipoca, doces, balas...”, conta. Para isso, ela contou com o apoio de comerciantes da cidade e outras pessoas que – além dos brinquedos – doaram também recursos para que o evento acontecesse.

Em 2017 a ideia é fazer algo ainda maior. “Quero colocar também pula-pula, escorregador, essas coisas, porque ano passado só tiveram brincadeiras. Teve um deputado que disse que ia me ajudar, mas no último dia eu falei com ele, ele disse que já tinha depositado o dinheiro, mas esse dinheiro nunca caiu, e ele nunca me respondeu”, lamenta.

Rhillary está arrecadando doações de brinquedos e recursos para o ‘Se você sorri, eu sorrio’ de 2017. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com ela pelo telefone (65) 99671-9696 ou doar pela VAQUINHA ONLINE. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet