Olhar Conceito

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Gastronomia

veja fotos

Alunos de gastronomia promovem jantar mineiro com panceta à pururuca e mais

Foto: Divulgação

Panceta à pururuca

Panceta à pururuca

Trinta e cinco alunos do último semestre de gastronomia da Universidade de Cuiabá (UNIC) organizaram um jantar mineiro na última sexta-feira (2), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da disciplina ‘Serviços em eventos e buffet’. Todos foram aprovados.


Leia também:
Com cardápio de chef americano, hamburgueria une 'exagero' dos EUA ao gourmet brasileiro

A disciplina é ministrada pela professora Geiza Rodas, que também foi a idealizadora deste modelo de avaliação. “Faço há uns 8 anos, e já tivemos vários temas”, conta Geiza.

“Ela [á disciplina] engloba todas as outras disciplinas do curso. (...) Todo final de semestre faço os eventos com as turmas do 4º semestre, porque estão concluindo o curso e precisam realizar o evento, que é o TCC”.
Além do cardápio, os alunos tiveram que organizar todo o evento, ou seja, a decoração, a música, os convites e etc. O menu foi dividido em couvert, entrada, prato principal e sobremesa, além das bebidas. Veja:

Couvert
‘Cadiquim de Tutu’: Bolinho de tutu de feijão com crosta de torresmo servido no ninho de couve

Entrada
‘Ispia só, sô!’: Mil folhas de abobrinha com vinagre de moela e quiabo crocante

Prato Principal
‘Tchá por Deus, que trem bão’: Panceta à pururuca com algot de queijo canastra e fina redução de jabuticaba

Sobremesa
‘Vem nimim com Café Pelando’: Goiabada rústica com queijo cremoso

Geiza explica que o evento sempre é feito na Sala Bar da Unic Pantanal, mas desta vez o jantar foi na casa da promotora de justiça Lindinalva Rodrigues, que tem uma decoração mineira. “Ela gentilmente nos ofereceu a casa, ficou tudo muito lindo”, comenta.

Lindinalva foi jurada do evento junto a seu noivo, Gunther Herren Muniz Reuter. Também foram jurados convidados: Márcio Barreto da Jovem Pam, Valda Afonso, coordenadora do curso de gastronomia da UNIC, Rogério Bôscoli, diretor do Campus Pantanal, Justino da Guia, professor da disciplina ‘Panificação e Confeitaria’, Élvio Resede, sommelier de cerveja e dono da ‘Serra Grande Cervejaria’, Eliane Arruda, professora da disciplina ‘Cozinha Brasileira’ e Maria Auxiliadora Rodas (Química indústrial do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo), que foi representado o chef e dono do Seu Majó restaurante Hugo Rodas. "Ele recebeu os alunos no restaurante e os orientou com algumas dicas,  Mas no dia teve um imprevisto e não pode ir", explica Geiza. 

A professora conta que ainda não apurou a avaliação de todos os jurados para dar a nota final dos alunos. Os 35 estudantes eram de uma só turma, estudantes do período noturno, e, segundo Geiza, o professor Carlos Henrique os acompanhou durante todo o tempo, nos testes dos pratos. Veja fotos do evento na galeria. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet