Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

segredos

Além do treino e dieta: emagrecimento depende do sono, intestino e paciência, explica nutricionista

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Nairana dos Reis, nutricionista

Nairana dos Reis, nutricionista

“Mudar os hábitos leva mais tempo do que imaginamos”. Essa é a afirmação da nutricionista Nairana dos Reis, 30, que acaba de terminar uma pós-graduação em nutrição esportiva, e é também especializada em “obesidade e emagrecimento”. Com uma clínica na região central de Cuiabá, ela conta que as pessoas chegam ao consultório com muita pressa de atingir os resultados, e o principal é entender que leva tempo.

Leia também:
'Personal diet' cuiabana comenta sobre a importância de alimentos funcionais na dieta

“Eu sempre falo para os meus pacientes: você passou, por exemplo, trinta anos achando que comia certo. Não é de uma hora pra outra que você vai transformar a sua alimentação”, conta. “Tem gente que chega aqui, adulto, e ainda toma leite com achocolatado e açúcar todo dia de manhã, porque desde criança a mãe deu, e nunca parou. É preciso um trabalho para repensar essas coisas”.

Segundo Nairana, muitas pessoas procuram um nutricionista para esclarecer algumas dúvidas. “As pessoas chegam aqui com muita informação, porque leram muito, viram na mídia, mas estão perdidos”.

Entre low carb, jejum intermitente, dieta paleo, comer a cada três horas ou diversas outras ‘dietas da moda’, ela explica que não existe ‘a certa’. “Depende do paciente. Por isso muita gente chega perdida, achando que está fazendo o certo, mas não vê resultado. Cada pessoa é de um jeito, não dá para generalizar”.

O método que a nutricionista utiliza para avaliar os pacientes é, em sua maioria, pela bioimpedância. Com esse aparelho, é possível ter uma ideia da quantidade de gordura, músculos, e até água no corpo. “A pessoa vem, fazemos a bioimpedância, eu passo uma dieta de acordo com a meta dela, e depois de trinta dias ela tem que vir pro retorno”.

Nairana conta que grande parte dos pacientes não volta depois de um mês. “Muita gente não consegue atingir o que queria e prefere não voltar. Mas tem que voltar sim! Pra gente conversar, ver o que não está dando certo, trocar as opções se necessário”, explica.

Dentre as prescrições da nutricionista, sempre estão listados suplementos alimentares. “Hoje em dia não se tem mais aquela visão negativa que se tinha dos suplementos. Algumas marcas fazem até embalagens mais discretas, por exemplo, para os idosos, que não assustam tanto”.



Os mais indicados pela nutricionista (lembrando que cada paciente precisa de uma quantidade e o ideal é ter acompanhamento nutricional) é a glutamina, aminoácido que ajuda na imunidade, ômega 3, probióticos, polivitamínicos, além de alguns específicos como o BCAA e a creatina, e o whey protein.

Muitos destes suplementos podem ser tomados a vida toda. “A glutamina e o ômega 3, por exemplo, são importantes e o nosso corpo não consegue produzir a quantidade necessária. Claro que existem exceções, pessoas com alguma doença que não podem tomar, por isso é preciso procurar um médico”.

Para além da alimentação regrada e dos treinos, Nairana afirma que a busca por saúde – e pelo corpo que se deseja – é uma ‘teia de aranha’. “A alimentação é muito importante, o treino também, mas é preciso também ter um bom sono, a parte hormonal estar funcionando bem, o intestino... enfim, a união de tudo, e principalmente saber que as coisas não acontecem de forma rápida”, finaliza. 

Serviço

Nairana atende na Clínica Vivez

Telefones: (65)3626-3300 / (65) 99272-0776
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet