Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

JORNADA MUNDIAL

Jovens peregrinos chegam hoje a Cuiabá, mas instalam-se em aldeias e comunidades rurais para intercâmbio

Foto: Divulgação

O intercâmbio é uma iniciativa dos jesuítas do Brasil

O intercâmbio é uma iniciativa dos jesuítas do Brasil

Um total de 25 jovens peregrinos de diferentes países chegam hoje a Cuiabá para vivenciar uma experiência única: eles vão se dividir entre dois núcleos especiais para viver o cotidiano das aldeias e de comunidades rurais. Trata-se do de uma experiência de intercâmbio e inserção sociocultural que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do papa Francisco. Ao todo 1798 jovens se inscreveram para circular por várias cidades brasileiras.

Siriri, berrante e violas de cocho e caipira: tudo junto e misturado em uma missa

Dos que chegam hoje a Cuiabá, dez ficarão na aldeia Umutina situada em Barra do Bugres (a 159 km de Cuiabá), e o restante, nas comunidades de Mutum, Vaquejador e Ribeirão Acima, em Jangada (a 70 km de Cuiabá). Como alguns jovens vêm do Chile, Espanha, Singapura, pa ajudar na comunicação, a atividade contará com três interpretes, dois de espanhol e um de inglês.

De acordo com a assessoria de imprensa do Centro Burnier Fé e Justiça, em Cuiabá, este trabalho foi abraçado pelo projeto “Juventude Construtores da sua Própria história”, coordenado pela analista social do Centro, Cristiane Costa. Segundo ela, a ideia de trazer os 25 jovens do exterior e de outros estados brasileiros para a capital mato-grossense surgiu no ano passado. “Nessa troca de experiência vamos fazer com que esses peregrinos se tornem protagonistas de sua história e sempre fortalecidos numa fé espiritual”, declara Cristiane.

Na aldeia umutina os peregrinos serão acomodados numa escola situada no interior da aldeia. Em Jangada, os 15 jovens terão a companhia de mais cinco jovens de Cuiabá. Durante esses cinco dias, os peregrinos irão conhecer e participar das atividades de produção de alimentos na padaria local, na farinheira e no engenho de rapadura. Os jovens e as coordenadoras serão hospedados nas casas das famílias que se habilitaram a cooperar com esse projeto.

Vale ressaltar, a MAGIS é uma iniciativa dos jesuítas do Brasil, cujo objetivo é oferecer aos jovens brasileiros e estrangeiros a oportunidade de conhecerem a realidade deste país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet