Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

sábado

Ação reúne voluntários para limpar as margens do Rio Cuiabá do Porto à Passagem da Conceição

Foto: Reprodução / Ilustração

Ação reúne voluntários para limpar as margens do Rio Cuiabá do Porto à Passagem da Conceição
Diversos voluntários participam, no próximo sábado (24), de um mutirão de limpeza das margens do Rio Cuiabá. Divididos em três grupos, o objetivo é recolher o máximo de lixo possível desde a praça do Porto até a Passagem da Conceição.

Leia também:
Depois do avanço das obras, grupo organiza ação de limpeza na Salgadeira neste sábado 

A ação é organizada pelo ‘Grupo Amigos do Rio Cuiabá’, com apoio de instituições parceiras, como o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que vai participar com alunos do curso de Engenharia Ambiental.
 
O evento começa às 7h da manhã e faz parte das comemorações ao mês do ‘Dia Mundial do meio Ambiente’. Os voluntários estarão divididos em três grupos: o primeiro fará a limpeza da área urbana do rio (Praeirinho, São Gonçalo Beira Rio, Carrapicho, Alameda e Passagem da Conceição), o segundo ficará às margens do rio na região do Porto, e o terceiro estará de barco, fazendo a limpeza até a região do São Gonçalo Beira Rio.
 
De acordo com a assessoria, a equipe organizadora fez uma visita técnica ao rio e constatou uma grande quantidade de garrafas pets, latas, plástico, papel, lixo orgânico, aparelhos eletroeletrônicos, móveis, pneus, dentre outros.

Além da limpeza, uma parte da equipe ficará na Praça promovendo dinâmicas, distribuindo mudas de plantas, fazendo apresentações e intervenções culturais, além de uma blitz educativa de conscientização de preservação do meio ambiente.

Quem quiser participar da ação pode entrar em contato pelo telefone (65) 3313-6795, ou comparecer ao local de encontro no sábado (24) às 7h. Vale lembrar que quem quiser participar de barco deve estar regularizado pela Marinha do Brasil, o piloto deve ser habilitado e todos os participantes deverão usar colete salva vidas.

São parceiros da ação Univag, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, por meio de suas respectivas secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos, Governo de Mato Grosso, Sema-MT, Metamat, Câmaras de Vereadores de Cuiabá e Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, 13ª Brigada do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Guarda Municipal de Várzea Grande, Defesa Civil de Cuiabá, Várzea Grande, Cruz Vermelha, Trael, Refrigerantes Marajá, Top Gás, Escola Náutica de Cuiabá, Auto Center Rodrigo, Inplast, Solução Toalete, WM Ambiental, BRF, Minerva, Sindirecicle, Reciclagem Ascavag e Reciclate também são parceiras.

A ação conta também com voluntários do projeto de comunicação e educação ambiental Teoria Verde, Reviva Cuiabá, Aricá, Bicho de Aroeira, Amigos da Mãe Terra, Anjos da Amazônia. As associações de moradores dos bairros São Gonçalo Beira Rio, Praeirinho, Associação, Porto, Alameda e Carrapicho e Federação dos Pescadores de Mato Grosso também fazem parte do Grupo Amigos do Rio Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet