Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

teatro de bonecos

Performer cuiabana leva dois espetáculos a mostras do Rio de Janeiro nesta semana

Foto: Millena Machado

'Maiêutica' em Belo Horizonte

'Maiêutica' em Belo Horizonte

A atriz, performer e bonequeira cuiabana Raquel Mützenberg viaja nesta semana para o Rio de Janeiro, onde apresenta dois de seus trabalhos até o próximo sábado (5). Nesta terça-feira (4), a performance ‘Maiêutica’ faz parte da programação paralela da exposição ‘Os corpos não são obras’, enquanto de quarta (5) a sábado (8) ‘Agustino Peixe Grande’ será apresentado na mostra de teatro em miniatura ‘Olhar Atento’, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Leia também:
Atriz cuiabana leva espetáculo para maior festival de teatro de caixa da América
 
Raquel é atriz e pesquisadora há mais de dez anos, e aprofundou suas investigações cênicas durante uma pesquisa de mestrado realizada entre 2014 e 2016 no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Ela já levou suas criações para Portugal e para o Chile, e também já viajou o Brasil por meio do Festival Palco Giratório, do Sesc.
 
Em ‘Maiêutica’, a performer apresenta uma tentativa de ‘reparir-se’. À partir do contato com gestantes, parturientes, doulas, notícias de jornais, discussões sobre parto humanizado e violência obstétrica, Raquel coloca na peça o corpo como “recurso material e plástico que se deixa dividir ou multiplicar pelas subjetividades femininas: a capacidade de renascer, de se re-parir”.A peça tem duração de 40 minutos e a classificação etária é livre.
 
Já ‘Agustino Peixe Grande’ é uma peça inspirada na lenda do Minhocão do Pari, e o personagem principal, um pescador, é inspirado no pai da atriz. O espetáculo é feito dentro de uma caixinha, e apresentado para uma pessoa de cada vez (que assiste a tudo por um buraquinho). No Rio, a mostra acontece das 11h às 13h e das 15h às 17h, com sessões gratuitas. A peça dura três minutos (por sessão) e 90 minutos no total.
 
De acordo com Raquel, a mostra Olhar Atento reúne dez caixas manipuladas por bonequeiros do Brasil, da Argentina e do Chile. Estarão em cartaz Agustino Peixe Grande, de Raquel Mützenberg; Domador de nubes, de Romina Navarro; Bladimir, de Gabriela Céspedes; Afuera, de Camila Landón; e Me voe e A história do meio do mundo, de Murilo Cesca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet