Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

AutoEstima

MTMamma realiza dia de beleza para mulheres em tratamento de câncer

Foto: Letícia Ferro Ferraz

Assistidas e Voluntários juntos no 2° Encanto de Beleza

Assistidas e Voluntários juntos no 2° Encanto de Beleza

Uma das coisas mais importantes durante o tratamento do câncer de mama é não perder a autoestima. A maneira como se enfrenta o tratamento influencia muito na recuperação. A MTMamma, em parceria com a Sicredi Ouro Verde e a Coabra MT, realizou neste sábado (1) a segunda edição do projeto Encantos de Beleza, um dia em que mulheres que já passaram ou estão passando pelo tratamento para combater o câncer de mamma, participam de uma ensaio fotográfico, com direito a maquiagem e café da manhã especial.

Leia também:
Cuiabana cria projeto de fotografia para mostrar beleza feminina sem Photoshop
 
O câncer de mama é o mais comum e o com maior taxa de mortalidade entre as mulheres, mas não é exclusividade feminina, a mama masculina, apesar de atrofiada, pode também desenvolver a doença. Por causa do tamanho de casos, todo ano, no mês de outubro, há uma campanha mundial de combate e informação sobre o tema, mais conhecida como Outubro Rosa.

A MTMamma é uma associação, sem fins lucrativos, que busca dar apoio a pacientes e familiares que já passaram ou estão passando pelo tratamento do câncer de mama, além de trabalhar na prevenção e informação da doença.

Dentre os apoios oferecidos pela associação está o de informar aqueles que estão passando pelo tratamento os direitos que todo paciente tem, como a Lei 12.732/2012, popularmente conhecida como Lei dos 60 dias, que assegura o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico pelo SUS – Sistema único de Saúde.

Eliane Menezes, gerente administrativa da Coabra MT, que foi uma das parceiras da ação, relata que a experiência de ser voluntário e participar de uma ação desse tipo, é muito gratificante. “Você vai dar a sua contribuição, e sai com o coração transbordando de alegria e emoção. Aqui dentro ouvimos depoimentos muito fortes que nos faz valorizar mais a vida”, diz.

Esses eventos são importantes para as assistidas pelo projeto, pois tem como objetivo, auxiliar no resgate da autoestima de quem está passando pelo tratamento. Dentre os efeitos colaterais do tratamento, estão queda de todos os pelo do corpo, inclusive os cílios e as sobrancelhas e pele opaca. Tudo isso contribuiu para o abatimento das mulheres, que geralmente se sentem menos bonitas e menos femininas. Mas a atual presidente da MTMamma, Cleusa Dias Leite, que já teve a doença, garante que tudo isso é temporário.

O evento foi realizado como parte do dia c, com explica Josiane Campos, gerente administrativa financeira da Sicredi Ouro Verde. “O Sicredi, vem participando de algumas ações da instituição através do convite da Coabra, que é uma cooperativa associada. O Dia C tem muito disso, cooperativas que se juntam para trabalhar em prol de algum projeto. E pelo fato dele ter essa parte ligada com a responsabilidade social, nós escolhemos algumas comunidades que precisam de algum apoio. Seja ele educacional ou social, que em conjunto com os próprios colaboradores criamos alguma idéia e executamos. Que foi o que fizemos hoje, é o 2 ano consecutivo, que estamos com o projeto do dia da beleza e a ideia, é darmos continuidade, trabalhar cada vez mais, com mais parceiros e com eventos cada vez melhores.” relata a gerente.

Parcerias como essa são fundamentais para que a MTMamma continue funcionando, já que não recebe dinheiro público, e sobrevive apenas com parcerias, doações e venda de produtos. “Com parcerias desse tipo que a MTMamma consegue implementar as atividades no resgate da auto estima, no conhecimento sobre a doença, em atividades de recuperação, que são as terapias integrativas que a casa oferece, além do nosso trabalho de apoio às assistidas e familiares, no cuidado com a saúde, com a prevenção, e se tiver câncer, que se detecte na fase inicial. “ conta Cleusa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet