Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

entenda

'Praticidade e melhora de performance', afirma nutricionista esportivo sobre suplementos

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Gustavo Soares

Gustavo Soares

A suplementação deve ser utilizada quando a necessidade de calorias necessárias é muito alta ou quando o paciente não tem tempo de se alimentar adequadamente. Estas são as indicações do nutricionista funcional e ex-atleta Gustavo Soares, que atua há onze anos em Cuiabá. Para ele, a praticidade vale a pena não só para atletas de alta performance, mas também para aqueles que trabalham o dia inteiro, mas não deixam de praticar as atividades físicas regularmente.

Leia também:
Sociedade Orgânica comemora um ano com noite de palestras e degustação de produtos

Gustavo é formado em nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem pós-graduação em tem pós-graduação em nutrição esportiva funcional pela VP e em fitoterapia pelo Centro Integrado de Nutrição’, em São Paulo. Em Cuiabá, já trabalhou oito anos na produção de alimentos (dando consultoria para padarias e restaurantes), e hoje se dedica ao consultório.

“Na época eu também trabalhava com a academia dos meus pais, que eu administrava, e com isso muitos clientes da academia começaram a consultar comigo. Então essa demanda da nutrição esportiva começou a crescer muito, e eu decidi fazer uma pós em nutrição esportiva funcional”, conta.

Antes de estudar, Gustavo também teve o conhecimento ‘prático’ de como funciona o corpo de um atleta, já que nadou por onze anos de sua vida – mas teve que parar para se dedicar aos estudos. “Antigamente minha rotina de treino era: eu nadava das 5h30 às 6h30, ia pro colégio, voltava, almoçava, ia pra academia das 14h às 16h, e nadava das 16h às 20h. Perto dos campeonatos nosso treino era de domingo a domingo, e ia variando de acordo com as competições. Tinha dia que eu nadava 10 quilômetros. Às vezes nadava menos, só mil, dois mil, três mil metros”.

Apaixonado por treinos e alimentação, ele acreditava que a faculdade de nutrição ia lhe ensinar a cozinhar. Durante as aulas e no mercado de trabalho, descobriu que era muito mais do que isso, vendo colegas trabalhando no Hemocentro ou até mesmo dentro de multinacionais. “Se você tem uma boa alimentação, tem menor risco de doença, então tem menor risco de falta, e maior produtividade”, afirma.

Nutrição esportiva e suplementação



Gustavo explica que, apesar do nome que ‘afasta’ um pouco, ele atende desde adolescentes até a ‘terceira juventude’, e desde pessoas que querem melhorar o rendimento em algum esporte, até aqueles que só querem melhorar a qualidade de vida.

“A nutrição esportiva funcional é aliar uma alimentação com alimentos in natura com a suplementação. Então você tem não só a parte de suplementação, mas também trabalha compostos bioativos, quer dizer, os compostos que vão ter a real função no organismo, potencializando o desempenho”.

Ou seja, a ideia é utilizar, sempre que possível, os próprios alimentos. “Por exemplo, a gente tem o gingerol, que é um potente antiinflamatório, e vem do gengibre. Você pode fazer um chá de gengibre, pode consumir ele num suco... A nutrição funcional amplia sua visão não só pra entender como utilizar esse composto ativo, mas saber como fazer essa administração do composto ativo na alimentação no dia a dia”.

Segundo o nutricionista, a suplementação é necessária somente quando o paciente precisa ingerir muitas calorias ou quando não tem muito tempo para se alimentar. “Vamos supor, se a pessoa vai fazer um cardápio de quatro, cinco mil calorias. Se você for dar isso em alimento, a pessoa vai comer muito ao longo do dia, e vai ficar naquele processo de digestão por muito tempo. Então você troca o alimento por um bom suplemento, de qualidade, e adéqua a suplementação”, afirma.

“Outro ponto é praticidade. Então, por exemplo, tem muitos pacientes que são advogados, bancários, jornalistas, que não podem parar para abrir e comer alguma coisa. Então ele consome TCM (gorduras boas), um Whey (proteína), um Waxy Maize (carboidrato). A pessoa mistura tudo e toma como se fosse água, e está fazendo sua alimentação e seu trabalho ao mesmo tempo. Não dá cheiro, não atrapalha o que está fazendo, e tem praticidade”.

Para determinar qual é o caso de cada paciente, e qual suplementação é indicada, o nutricionista faz, primeiramente, uma análise profunda de todas as áreas de sua vida, a chamada ‘anamnese’.  “Eu vou praticamente vasculhar a vida dele: vida profissional, pessoal, alimentar, como está a parte gastrointestinal, de fezes, de urina. A gente vai ver os sinais e sintomas do paciente num total, conversando com ele, e com isso a gente vai fechando um quebra-cabeça e vendo onde está o problema”.

À partir disso, ele descobre onde está o problema, e porque o paciente não consegue atingir seus objetivos, sejam eles ganho de massa muscular ou somente qualidade de vida. “É sempre a tríade: alimentação (suplementação e comida), atividade física e qualidade de vida. Não adianta achar que apenas se alimentando bem vai conseguir bom resultado. Você tem que primeiro gerar um desgaste na academia, um dano muscular, aí você vem com a alimentação pra fazer a recuperação da musculatura”, explica. “São sintomas que o paciente não percebe, e que nós que já temos um olhar mais crítico percebemos na anamnese. Às vezes nem o exame mostra. Outra coisa é o sono, que faz toda a recuperação muscular, é onde seu corpo pára para fazer a regeneração”, finaliza.

Serviço

Gustavo atende nas clínicas Vita Zen e Gastrocenter
Vita Zen: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 1340 – (65) 3023-2066 / (65) 98122-2201 / FAN PAGE 
Gastrocenter:  Avenida Lavapés, 829 – (65) 3614-9500 / FAN PAGE 

Suplementaria 

Criada em 2011, a ‘Suplementaria’ é a maior rede de lojas de suplementos de MT. Hoje, ela possui três lojas na capital e uma em Sinop além de vender também pelo site www.suplementaria.com.br

Confira os endereços: 
Av. Isaac Póvoas, N 1160 – Bairro Popular
TEL: (65) 3626-2339
Whatsaap: (65) 99809-9498
Suplementaria Jardim Itália
Av. Itália Esquina com Rua Palermo, Anexo Atleta Academia
TEL: (65) 3365-6533
Whatsaap: (65) 99809-9498
Suplementaria CPA II
Rua Amapá N 10, Anexo Academia Movement
TEL: (65) 2129-2472
Whatsaap: (65) 99809-9498
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet